CryptoTimes

Protocolo IPFS é atualizado para tornar coleta de dados mais rápida

28 abr 2020, 11:05 - atualizado em 17 nov 2025, 15:19
IPFS é um protocolo hipermídia de ponto a ponto criado para tornar a internet mais rápida, segura e aberta (Imagem: InterPlanetary File System)

O InterPlanetary File Sistem (IPFS, que pode ser traduzido como Sistema de Arquivos Interplanetário), sistema distribuído de arquivos de ponto a ponto (P2P) desenvolvido pela Protocol Labs, passou por uma atualização de rede a fim de acelerar o processo de roteamento de conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPFS fornece uma alternativa descentralizada para protocolos existentes de compartilhamento de arquivos, como o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP, em inglês).

Comparado com o HTTP, por exemplo, que segue um modelo tradicional de cliente-servidor (a forma como um servidor fornece recursos e serviços a um ou mais clientes), IPFS incorpora múltiplos elementos de internet e faz uso de nós distribuídos.

Nesta terça-feira, a Protocol Labs lançou a nova iteração do sistema, IPFS 0.5, que torna mais rápido adicionar, encontrar, fornecer e coletar dados.

Para tal, desenvolvedores realizaram diversas melhorias para a implementação da tabela distribuída de hashes (DHT) — um mecanismo parecido com um catálogo que ajuda a rede a encontrar conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes do The Block, a atualização da rede permite que usuários coletem conteúdo entre duas e cinco vezes mais rápido do que na rede anterior.

Para melhorar a experiência geral de desenvolvimento, IPFS 0.5 também acrescentou suporte a ferramentas populares, incluindo links .eth baseados em blockchain, a gestora de serviços systemd do Linux e arquivos .car (tipo de arquivo binário que contém informações sobre ativos usados por um aplicativo específico).

“Nossa colaboração com a Protocol Labs e o mais recente lançamento IPFS 0.5 são fundamentais para o lançamento de nossos futuros produtos IPFS premium este ano”, afirmou Michael Godsey, gestor de produtos na Infura, grupo de nós hospedado na Ethereum que fornece um nó IPFS a desenvolvedores.

“As melhorias à DHT e a estabilidade nos permite fornecer um produto ainda mais confiável e continuar a levar IPFS para as mãos dos desenvolvedores de aplicações descentralizadas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar