Quais setores do agro saem na frente nesta safra de resultados?

Lucas Eurico Simões
03/11/2021 - 14:54
Soja, Alimentos, Agricultura
XP espera que cotações de açúcar, milho e soja, entre outros, fiquem pressionadas no médio prazo (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A XP Investimentos aponta o setor de açúcar e etanol como o destaque do agronegócio brasileiro na safra de resultados do terceiro trimestre.

Para a corretora, o segmento de grãos também deve apresentar um desempenho positivo, levando em conta que boa parte da produção da próxima safra já foi vendida a preços elevados.

Os preços das commodities agrícolas ficaram estacionados durante outubro devido à desaceleração econômica da China (principal mercado consumidor no mundo) e de perspectiva climática mais benéfica entre o final deste ano e o início de 2022.

Mesmo que as proteínas animais sigam pressionadas durante o primeiro semestre do ano que vem (como efeito da inflação dos alimentos), a corretora defende que haverá uma oferta maior na próxima safra — após uma seca histórica e de fortes geadas no Brasil.

“São esperados aumentos nos estoques de açúcar, milho e soja, entre outros, o que pode pressionar as cotações no médio prazo”, comentam os analistas Leonardo Alencar e Pedro Fonseca.

As ações agro para ter na carteira

Gasolina combustíveis etanol
Produção de etanol menor do que o previsto devido à perda de produtividade deve favorecer as ações da São Martinho e da Jalles Machado, aponta a XP (Imagem: Pixabay)

A XP reiterou a compra de três ações agro para captar ganhos com os novos ventos no campo: São Martinho (SMTO3), Jalles Machado (JALL3) e Boa Safra (SOJA3).

As duas primeiras companhias seguem embaladas por preços elevados do açúcar no mercado internacional, enquanto que a alta do petróleo sustenta a projeção de preços mais caros da gasolina e do etanol — ambos já em alta no Brasil.

Uma produção de etanol menor do que o previsto devido à perda de produtividade é outro fator positivo para São Martinho (com divulgação prevista no dia 08 de novembro).

O cenário também beneficia a Jalles Machado (com divulgação prevista no dia 16 de novembro) — que inclusive teve o menor impacto das geadas sobre a produção de cana enquanto companhia listada na Bolsa —, diz a XP

Já a Boa Safra (com divulgação prevista no dia 12 de novembro) deve ter experimentado no terceiro trimestre um forte aumento nas vendas de sementes, seguindo a proxy do total de pedidos de sementes divulgada pelo empresa no segundo trimestre, diz a corretora.

A XP não indicou no relatório o preço-alvo estimado das ações citadas na matéria.

Entrevista: como investir em agro em 2021?

Money Times conversou com Jojo Waschmann, CIO da Vitreo, para entender qual é a melhor maneira de investir em um setor que não para de crescer no Brasil: o agronegócio.

Última atualização por Kaype Abreu - 03/11/2021 - 14:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto