Mercados

Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas

10 jan 2022, 9:32 - atualizado em 10 jan 2022, 9:34
Mercados Nyse Eua Wall Street
Investidores aguardam novos dados sobre a inflação americana, a serem divulgados a partir desta quarta. (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

A perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos continua sendo um dos principais temas de atenção dos investidores, mostram os relatórios de abertura das corretoras nesta segunda-feira (10).

O Ibovespa futuro caía 0,21%, depois de alta de 1,14% do principal índice da bolsa na sexta (7). Nesta segunda, os mercados globais amanhecem sem direção definida, com EUA em queda de 0,1% e Europa em recuo de 0,1%.

Investidores aguardam novos dados sobre a inflação americana, a serem divulgados a partir desta quarta (12), e a temporada de resultados nos EUA , que começa na sexta (14).

Na China, o índice de Hang Seng subiu 1,1%, impulsionado pela alta dos papeis de tecnologia.

Veja os destaques desta segunda, segundo quatro corretoras.

Genial: Mercado de trabalho reforça aperto monetário

A Genial Investimentos diz que os dados de criação de emprego nos EUA desapontaram o mercado com o saldo líquido positivo de 199 mil vagas em dezembro, mas destaca que houve uma “surpreendente” queda na taxa de desemprego, que atingiu o patamar de 3,9%.

“A leitura de que o mercado de trabalho segue bem aquecido por conta da alta do salário médio por hora (+0,61%), surpreendendo o consenso de mercado (0,4%), reforçam o argumento a favor de uma postura mais hawkish [intenção de aumentar os juros] do Banco Central americano para conter a elevada inflação”.

XP: Juros dos títulos do Tesouro dos EUA continuam subindo

A XP Investimentos destaca que os juros dos títulos do Tesouro dos EUA continuam subindo, conforme o mercado apreça o ciclo de alta de juros do Fed.

Os juros de 10 anos estão se aproximando de 1,8%, de 1,4% em meados de dezembro, lembra a corretora. “Os títulos de curto prazo estão sendo embutindo quase quatro aumentos das taxas de juros básicas neste ano”.

Segundo a XP, os mercados vão monitorar de perto o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Senado na terça (11) e os números da inflação ao consumidor de dezembro na quarta.

Terra: Pressão dos servidores é ponto de atenção

A Terra Investimentos chama a atenção para a mobilização de servidores e diz que o presidente Jair Bolsonaro informou que não está garantido reajuste para ninguém.

“Enquanto isso, governo segue enfrentando mobilizações de funcionários públicos, em especial agentes da Receita Federal, que afetaram o funcionamento de portos na semana passada”, diz.

Para a corretora, o reajuste salarial prometido anteriormente por Bolsonaro a policiais federais pressiona governos estaduais por ajustes às polícias civis e militares de cada unidade da federação, com protestos marcados em alguns estados. “No radar da semana, Bolsonaro informou que amanhã poderá ser anunciada solução”.

BB: Cautela local

Para o BB Investimentos, os ativos locais devem seguir sensíveis ao exterior, com os investidores em compasso de espera pela agenda de eventos e indicadores na semana. O banco fala em um tom de maior cautela para renda variável, com dólar se fortalecendo.

“Espera-se que os ativos apontem para um viés de cautela, mantendo a preocupação com a resiliência da inflação e temas relativos ao ambiente político e fiscal, com a curva de juros apresentando viés de alta”, diz.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.