Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Receita Federal dos EUA usará software de análise em blockchain da Coinbase

16/07/2020 - 13:31
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A plataforma Coinbase Analytics surgiu após a controversa aquisição de Neutrino que, anteriormente, havia sido fundada por membros da empresa italiana de espionagem Hacking Team (Imagem: Crypto Times)

Registros públicos mostram que o Serviço Interno de Receita (IRS) dos EUA firmou um acordo com a corretora de criptoativos Coinbase para usar seu software de rastreamento em blockchain Coinbase Analytics.

O firmamento do acordo possui a data de ontem (15) na base de dados do Sistema para Gestão de Recompensas (SAM), que rastreia ofertas de contrato de agências americanas.

O contrato entra em vigor na próxima quinta-feira (23) e tem duração de um ano com a opção de renovação para um segundo ano.

Com base no conteúdo do registro público, parece que o IRS pagará à Coinbase quase US$ 125 mil durante esse período.

Conforme o The Block havia noticiado anteriormente, o IRS faz parte de um grupo de grandes agências nacionais sendo visadas pela Coinbase como possíveis clientes de sua plataforma de análise.

O IRS havia sinalizado sua intenção de comprar uma licença de software da Coinbase em abril, destacando em documentos públicos que, “em adição ao Blockchain do Bitcoin, Coinbase Analytics (ou Neutrino) permite a análise e o rastreamento de fluxos de criptoativos entre inúmeros blockchains que criminosos estão usando. Coinbase Analytics também fornece recursos melhorados de aplicação da lei que não existem em outras ferramentas do mercado”.

A plataforma Coinbase Analytics surgiu após a controversa aquisição de Neutrino que, anteriormente, havia sido fundada por membros da empresa italiana de espionagem Hacking Team.

Em um tuíte no último sábado (11), Brian Armstrong, CEO da Coinbase, reconheceu que a aquisição da Neutrino “não deu muito certo, para ser honesto, e tivemos de remover alguns membros da equipe”, mas acrescentou que “conseguimos reconstruir a equipe e configurar essa funcionalidade internamente”.

Ele defendeu a oferta de análise, explicando que “é caro criar esse recurso e queremos recuperar custos. Existe um mercado para software de análise em blockchain, então também vendemos para algumas pessoas. Também nos ajuda a construir laços com autoridades, o que é importante para o crescimento da indústria cripto”.

Quando a notícia sobre as iniciativas da Coinbase foi divulgada, a empresa destacou que “as informações fornecidas na Coinbase Analytics sempre foram mantidas separadamente dos dados internos da Coinbase.

Além do IRS, Coinbase firmou uma parceria com o Serviço Secreto dos EUA para fornecer seu software de análise.

Corretora Coinbase é criticada
por testar aplicativo de reconhecimento facial

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 16/07/2020 - 13:31