Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Vitreo DTVM

Refinaria da BP mira em energia eólica para produzir hidrogênio

10/11/2020 - 15:56
BP
É mais um exemplo do interesse no hidrogênio como alternativa ao gás natural e ao carvão para indústrias que precisam do calor de mil graus para executar processos (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo)

BP e Orsted, duas das maiores empresas de energia da Europa, formaram uma parceria para desenvolver um eletrolisador em escala industrial com o objetivo de produzir hidrogênio como combustível verde em uma grande refinaria de petróleo na Alemanha.

Se conseguir apoio financeiro, a unidade na refinaria da BP em Lingen, no noroeste da Alemanha, vai gerar 50 megawatts de eletricidade de parques eólicos do Mar do Norte para produzir hidrogênio. O gás abasteceria 20% das necessidades de energia da unidade e substituiria os fluxos de hidrogênio agora produzidos com combustíveis fósseis.

É mais um exemplo do interesse no hidrogênio como alternativa ao gás natural e ao carvão para indústrias que precisam do calor de mil graus para executar processos. Concessionários buscam eliminar a poluição dos gases de efeito estufa e governos, especialmente na União Europeia, focam em como reduzir as emissões da indústria pesada. E estão concluindo que o hidrogênio é uma das principais opções.

“É claro que precisamos de financiamento para que o projeto se materialize”, disse Anders Nordstrom, vice-presidente de hidrogênio da Orsted, em entrevista antes do anúncio na terça-feira. “E também precisamos de mais clareza do lado regulatório em relação à definição de hidrogênio renovável.”

O projeto Lingen Green Hydrogen será um dos maiores da Europa se começar como esperado em 2024. As empresas solicitaram recursos para apoiar o investimento ao Fundo de Inovação da União Europeia, que apoia tecnologias de baixo carbono.

Os processos para produzir hidrogênio verde ainda não são economicamente viáveis sem apoio dos governos. Agora, é cerca de 3,3 vezes mais caro do que o hidrogênio cinza derivado de combustível fóssil, de acordo com analistas da Redburn.

Mas, se o financiamento e as “políticas de habilitação apropriadas” forem implementadas, a BP e a Orsted dizem que esperam tomar uma decisão final de investimento no início de 2022.

A unidade Lingen deve produzir quase 9 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, reduzindo as emissões equivalentes às produzidas por cerca de 45 mil carros na Alemanha, disse a BP.

“Vemos isso com um papel crítico na descarbonização da indústria de energia, setor de transporte e especialmente indústrias difíceis ou caras de eletrificar”, disse Louise Jacobson Plutt, vice-presidente sênior de hidrogênio da BP, em entrevista.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 10/11/2020 - 15:56