Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Refinaria da BP mira em energia eólica para produzir hidrogênio

10/11/2020 - 15:56
BP
É mais um exemplo do interesse no hidrogênio como alternativa ao gás natural e ao carvão para indústrias que precisam do calor de mil graus para executar processos (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo)

BP e Orsted, duas das maiores empresas de energia da Europa, formaram uma parceria para desenvolver um eletrolisador em escala industrial com o objetivo de produzir hidrogênio como combustível verde em uma grande refinaria de petróleo na Alemanha.

Se conseguir apoio financeiro, a unidade na refinaria da BP em Lingen, no noroeste da Alemanha, vai gerar 50 megawatts de eletricidade de parques eólicos do Mar do Norte para produzir hidrogênio. O gás abasteceria 20% das necessidades de energia da unidade e substituiria os fluxos de hidrogênio agora produzidos com combustíveis fósseis.

É mais um exemplo do interesse no hidrogênio como alternativa ao gás natural e ao carvão para indústrias que precisam do calor de mil graus para executar processos. Concessionários buscam eliminar a poluição dos gases de efeito estufa e governos, especialmente na União Europeia, focam em como reduzir as emissões da indústria pesada. E estão concluindo que o hidrogênio é uma das principais opções.

“É claro que precisamos de financiamento para que o projeto se materialize”, disse Anders Nordstrom, vice-presidente de hidrogênio da Orsted, em entrevista antes do anúncio na terça-feira. “E também precisamos de mais clareza do lado regulatório em relação à definição de hidrogênio renovável.”

O projeto Lingen Green Hydrogen será um dos maiores da Europa se começar como esperado em 2024. As empresas solicitaram recursos para apoiar o investimento ao Fundo de Inovação da União Europeia, que apoia tecnologias de baixo carbono.

Os processos para produzir hidrogênio verde ainda não são economicamente viáveis sem apoio dos governos. Agora, é cerca de 3,3 vezes mais caro do que o hidrogênio cinza derivado de combustível fóssil, de acordo com analistas da Redburn.

Mas, se o financiamento e as “políticas de habilitação apropriadas” forem implementadas, a BP e a Orsted dizem que esperam tomar uma decisão final de investimento no início de 2022.

A unidade Lingen deve produzir quase 9 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, reduzindo as emissões equivalentes às produzidas por cerca de 45 mil carros na Alemanha, disse a BP.

“Vemos isso com um papel crítico na descarbonização da indústria de energia, setor de transporte e especialmente indústrias difíceis ou caras de eletrificar”, disse Louise Jacobson Plutt, vice-presidente sênior de hidrogênio da BP, em entrevista.

Última atualização por Vitória Fernandes - 10/11/2020 - 15:56

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web