Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Remédio aprovado por Trump contra vírus pode matar com apenas 2 gramas

20/03/2020 - 16:02
A cloroquina fez parte do primeiro grupo de terapias que cientistas chineses identificaram como eficazes para conter o novo coronavírus (Imagem: Pixabay)

O medicamento promovido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como possível opção de tratamento contra o coronavírus recebeu sérias advertências na China e pode matar com doses tão pequenas quanto dois gramas.

A China, onde o patógeno surgiu em dezembro, recomendou o medicamento cloroquina, desenvolvido há décadas, para tratar pacientes infectados segundo diretrizes divulgadas em fevereiro, depois de obter resultados encorajadores em ensaios clínicos.

Mas, em poucos dias, o país alertou médicos e autoridades de saúde sobre os efeitos colaterais letais do fármaco e diminuiu o uso.

A medida ocorreu depois de a mídia local divulgar um estudo do Instituto de Virologia de Wuhan segundo o qual o fármaco pode matar um adulto com o dobro da quantidade diária recomendada para o tratamento, que é de um grama.

Como a droga não foi aprovada pela FDA, agência que regula o setor de alimentos e fármacos nos EUA, para tratar a doença Covid-19, a experiência chinesa pode ser útil, pois o órgão regulador estuda a medicação que foi endossada por Trump, bem como pelo diretor-presidente da Tesla, Elon Musk.

A cloroquina fez parte do primeiro grupo de terapias que cientistas chineses identificaram como eficazes para conter o novo coronavírus.

Os ensaios clínicos em cerca de 130 pacientes demonstraram a capacidade do medicamento de reduzir a gravidade da doença e acelerar a eliminação do vírus, de acordo com o Ministério de Ciências e Tecnologia da China.

Última atualização por Vitória Fernandes - 20/03/2020 - 16:02

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web