Empresas

‘Repaginada’ do Itaú (ITUB4) gera comparações com Inter (INBR32); fintech alfineta nas redes

07 dez 2023, 19:31 - atualizado em 08 dez 2023, 11:33
itaú-itub4
Novo logo do Itaú (Imagem: Reprodução)

O Itaú (ITUB4), em comemoração ao seu aniversário de 100 anos, anunciou a mudança de marca que levou a um novo logo da companhia.

De acordo com o banco, o lançamento de “uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, o Feito de Futuro, […] convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade”.

No X, ex-Twitter, o Itaú afirmou que a nova marca é “sólida como pedra” e “cheia de cores e curvas como o Brasil”.

Sem a cor azul, o logo renovado da instituição está inteiramente laranja, o que serviu de combustível para comparações com a marca visual do Inter (INTR;INBR32).

Em suas redes sociais, a fintech “alfinetou” o bancão. Sem citar diretamente a mudança de logo do Itaú, o Inter postou: “Pode copiar, só não faz igual.”

A isso, os internautas reagiram com comparações entre ambas as marcas, criando inclusive logos que unem o conceito visual antigo do Itaú com o nome do Inter.

O que a nova marca representa?

O Itaú explicou que a nova paleta cromática, o laranja, “tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo”.

Os tons de azul identificam os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam mais dos tons escuros.

  • CONHEÇA A SMALL CAP PARA ‘SURFAR’ NO RALI DE NATAL: Analista revela ação atrativa para investidores aproveitarem o otimismo dos mercados no fim do ano; saiba qual é a empresa no Giro do Mercado desta quinta-feira (7), é só clicar aqui:

De acordo com o Itaú, foram 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia que “reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões”.

A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança de Michael Bierut. Fabio Haag ficou encarregado da tipografia.

Segundo Clayton Caetano, superintendente de Design da companhia, o desafio foi “respeitar um legado tão sólido, mas sem perder a capacidade de ousar”.

Itaú se posiciona

Ao Money Times, o Itaú esclareceu que o laranja está presente na história da companhia há 40 anos.

“O Itaú Unibanco esclarece que seu novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta.”

“A essência da marca Itaú foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea”, completou a instituição.

*Matéria atualizada em 8 de dezembro de 2023, às 11h32, para incluir o posicionamento do Itaú.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin