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Reserva cria um “Departamento de Felicidade” para seus funcionários; confira

21 mar 2022, 13:55 - atualizado em 22 mar 2022, 16:49
Felicidade e trabalho
Visando proporcionar felicidade no ambiente de trabalho, a marca Reserva tem Departamento de Felicidade (Imagem: Count Chris/Unsplash)

Você é feliz no seu trabalho? Essa pergunta pode parecer difícil para ser respondida, mais complexa do que um simples “sim” ou “não”.

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Segundo o dicionário Oxford Languages, felicidade é qualidade ou estado feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Pensando nisso, a marca de roupas masculinas Reserva resolveu criar um Departamento de Felicidade.

A grife foi adquirida em 2020 por R$ 715 milhões pelo Grupo Arezzo (ARZZ3), dono de marcas como Arezzo, Alexandre Birman, Schutz e outras.

Hoje, a marca e suas “adjacentes” (Reserva Mini e Oficina Reserva) fazem parte da vertente AR&CO do Grupo Arezzo, que compreende também a INK e a Baw Clothing.

Esse ramo representa, de acordo com os resultados do quarto trimestre de 2021 da Arezzo&CO, uma receita na web de R$ 91,7 milhões.

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Além dos seus bons números e resultados, a empresa vem se destacando por suas ações inovadoras. Renata Tobias, gerente de Felicidade da empresa, conversou com o Money Times sobre o novo departamento.

Reserva tem Departamento de Felicidade
Ação de ativação do time de felicidade da Reserva (Imagem: Divulgação)

O que é o Departamento de Felicidade?

O departamento de felicidade é um dos braços da área de Recursos Humanos. O setor é responsável por toda a comunicação, ações e engajamentos voltados para os colaboradores.

Renata, gerente do departamento, diz que ele tem a função de ser o guardião da cultura da empresa e tem como objetivo promover a experiência da marca para os colaboradores do grupo.

Segundo a gerente, as principais tarefas são promover ações e eventos em datas comemorativas (visando a integração dos times), realizar campanhas voltadas para o cuidado e bem-estar e o desenvolvimento de programas de reconhecimento.

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Além disso, também cabe ao setor gerir os canais de comunicação interna do grupo.

“Se num sentido mais superficial, algumas ações ajudam a dar um tempero especial na rotina e leveza ao clima, despertando prazer e emoções positivas (como uma ativação de distribuição de brindes, sorteio, happy hour, brincadeiras etc.), outras já agem de forma mais profunda, na medida em que se conectam com o propósito das pessoas”, diz Renata.

Renata explica que o endomarketing é, em linhas gerais, a estratégia de marketing direcionada ao público interno da organização.

“Através de campanhas, canais de atendimento direto, comunicações e ações, procuramos reverberar com entusiasmo o nosso propósito, reforçar os valores da marca e, assim, engajar os nossos colaboradores”, exemplifica a gerente.

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Felicidade X Trabalho

A relação entre felicidade e trabalho é o que norteia o Departamento de Felicidade. Para a Reserva, é possível sim ser verdadeiramente feliz no trabalho. Renata afirma que isso é ocorre, no entanto, “desde que seus valores pessoais estejam em consonância com os do ambiente no qual você está inserido”.

Para isso, ela defende a importância de uma a comunicação clara e transparente, assim como o alinhamento de objetivos e expectativas, que, para a gerente, são muito importantes desde o início da relação entre a empresa e o funcionário.

Logo, ser feliz no trabalho é vantajoso tanto para os dois lados. Renata ressalta, nesse sentido, que quando o colaborador se envolve genuinamente e estabelece uma conexão positiva com a empresa, ele se torna um embaixador da marca. “Isso impacta diretamente na produtividade e na retenção dos times”, avalia.

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Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
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