Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Retrospectiva Spotify: números na plataforma não se convertem em números nas contas dos artistas

Lorena Matos
13/01/2022 - 11:28
Spotify
A plataforma Spotify tem cerca de 381 milhões de usuários ativos em todo o mundo (Imagem: Unsplash/Heidi Fin)

Em dezembro de 2021, “choveram” stories no Instagram com o compartilhamento das retrospectivas Spotify, uma ação da plataforma que divulgou os artistas mais ouvidos, quantidade de minutos reproduzidos e outras informações personalizadas de cada usuário. 

Entretanto, apesar de muitos artistas contarem com um volume expressivo de “plays, a realidade é que mesmo artistas mais escutados, são menos remunerados. 

A plataforma Spotify tem cerca de 381 milhões de usuários ativos em todo o mundo, contudo, o relacionamento com os artistas é conturbado, devido a uma remuneração de US$ 0,00348 (menos de meio centavo de dólar) pago por reprodução. 

Segundo o analisa João Luccas Caracas, CEO da gestora musical Adaggio, o Brasil é o país que mais escuta sua própria música, considerando que no Top 50 Spotify a grande maioria das músicas são brasileiras. Todavia, o valor pago por play é um dos mais baixos do mundo. E quando se trata dos compositores, o valor é mais baixo ainda. 

Segundo a pesquisa Músicos/as & Pandemia, realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC), o cRio e o think tank da ESPM, que ouviu 611 músicos e 37 empresas ligadas ao setor, 50% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda em 2021, enquanto 25% dos entrevistados perderam até 50% e 25% tiveram queda de até 80% dos rendimentos.

Paul McCartney
Em abril de 2021, Paul McCartney e outras dezenas de artistas assinaram uma carta pressionando uma reavaliação dos valores pagos (Imagem: Reprodução/ Facebook de Paul McCartney)

Existem movimentos ao redor do mundo que buscam transformar essa realidade, como em março de 2020, quando artistas se reuniram em frente à sede do Spotify para pedir ajustes na remuneração. 

Além disso, em abril de 2021, Paul McCartney e outras dezenas de artistas assinaram uma carta pressionando uma reavaliação dos valores pagos. 

Apesar disso, a importância e relevância das plataformas de streaming como o Spotify para a indústria fonográfica é muito grande, devido aos impactos do aumento massivo da pirataria entre os anos 2000 e 2015. 

Com estes serviços, foi retomada a arrecadação financeira, além do trabalho dos artistas poder ser consumido em todos os cantos do mundo. Porém, o que está sendo buscado pelos artistas responsáveis pelo sucesso da plataforma é o devido reconhecimento financeiro pelos seus trabalhos.

Última atualização por Lorena Matos - 13/01/2022 - 11:56

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de marketing?
Receba todo sábado as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto