Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rodolfo Amstalden: Para ler e aprender mais sobre finanças

Rodolfo Amstalden
18/09/2021 - 11:33
Livros, Finanças, Cultura-Empiricus Books
Conheça o Empiricus Books, clube com frequência bimestral de distribuição de novos livros cuidadosamente selecionados por quem entende do assunto (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Aqui na Empiricus, nós recomendamos as melhores alternativas de investimentos e excelentes livros. 

Eu tenho muito orgulho em dizer que o nosso clube de livros, a Empiricus Books, vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Tivemos a ideia de lançar essa iniciativa há cerca de três anos, logo depois de uma sondagem ampla que fizemos na nossa base de assinantes que acompanham no dia a dia os relatórios e carteiras recomendadas pelos analistas. 

Nessa pesquisa, constatamos o grande interesse das pessoas em ler e aprender mais sobre economia, finanças pessoais, investimentos e negócios

Mas apesar de terem muita vontade de absorver mais conhecimento sobre esses temas, elas diziam que tinham pouco tempo disponível para leitura. Então, pensamos em uma solução para atendê-las da melhor forma possível.

Assim, formatamos a Empiricus Books para facilitar a vida dos leitores. O nosso clube tem frequência bimestral de distribuição de novos livros e dedicamos muita energia no processo de curadoria – nosso objetivo é escolher títulos relevantes. 

Desse modo, os assinantes têm acesso a livros que realmente valem a pena. Nesse universo, há até muitas obras inéditas no Brasil e edições exclusivas

O livro da vez

Nesse momento, o livro em destaque na Empiricus Books é o best seller internacional “A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, de Morgan Housel, jornalista e especialista em finanças comportamentais, que foi por muitos anos colunista do The Wall Street Journal. 

Ele revela algumas das características marcantes das pessoas que controlam bem as finanças e enriquecem com investimentos. Spoiler: nenhuma delas envolve um diploma. Na verdade, ele aborda questões ligadas à inteligência emocional.

Tomar uma decisão envolve sempre um conflito de escolha, um trade-off: é preciso abrir mão de algo para atingir um objetivo. 

Em relação aos investimentos, que envolvem dinheiro e projetos de vida, o ato de decidir é complexo – são inúmeros fatores psicológicos, crenças e vieses comportamentais em jogo. 

“Como em tudo, o investimento bem-sucedido exige um preço, mas sua moeda não é dólares e centavos. É volatilidade, medo, dúvida, incerteza e arrependimento – todos fáceis de ignorar até que você esteja lidando com eles no mundo real”, diz Housel no livro. 

No livro, Housel discorre sobre a importância da visão de longo prazo e ainda destaca que a reserva de emergência é o que permite os investidores a terem espaço para possíveis erros nas decisões financeiras.

Legal, não é mesmo? 

Melhor ainda é que, em novembro, Morgan Housel, será um dos convidados especiais da comemoração de aniversário de 12 anos da Empiricus. E os integrantes da Empiricus Books receberão em primeira mão o acesso online ao evento que estamos preparando. 

Esta é uma grande oportunidade de aprender ao vivo, diretamente da fonte, com o autor dessa obra tão interessante sobre psicologia financeira. 

Uma estante de livros recheada

Se você ficou curioso sobre outros títulos enviados aos assinantes, vou abrir alguns. Recentemente, tivemos o livro “Princípios”, uma obra-prima de Ray Dalio, um dos maiores investidores do mundo. 

Ele compartilha sua trajetória e os princípios que serviram de base para o sucesso da Bridgewater, a gestora de investimentos que ele construiu e que possui atualmente cerca de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão.

Outro livro foi o “A Bola de Neve – Warren Buffett e o negócio da vida”, de Alice Schroeder, a primeira biografia autorizada pelo megainvestidor. 

A autora é ex-analista da Berkshire Hathaway, gestora de Buffett, e levou cinco anos para escrever o livro, seguindo instruções do próprio. “Seja perfeccionista e não ceda a pressões e prazos. Entregue quando estiver pronto”, pediu a ela o guru dos investimentos. 

Com essa obra, é possível mergulhar na vida de Buffett desde a infância, conhecer suas lutas, dilemas pessoais e todos os caminhos que o levaram a ser o ícone que conhecemos. Hoje, a Berkshire Hathaway tem mais de US$ 290 bilhões em ativos sob gestão.

Acredito que livros abrem os horizontes e despertam o senso crítico, o que é essencial para o nosso desenvolvimento em diversas esferas da vida, incluindo melhores decisões de investimentos.

QUERO SABER MAIS SOBRE A EMPIRICUS BOOKS!

Um abraço,

Rodolfo.

Última atualização por Diana Cheng - 17/09/2021 - 15:06

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web