Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rodolfo Amstalden: Só acerta pênalti quem erra

Rodolfo Amstalden
30/12/2021 - 15:29

Sujeito pode quebrar a cara? É óbvio que sim. Pode esperar lucros e amargar prejuízos? Sem dúvida! Mas isso não faz dele um otário. Ao contrário, aliás. Só evoluímos como espécie devido a pessoas que depositaram, sistematicamente, confiança a priori, em si e nos outros.”

Todo ato de investir é um exercício de confiança.

Primeiro, o investidor concede o benefício da dúvida.

Depois, se estiver certo ou estiver com sorte, colhe os ganhos de sua decisão original.

Aquilo que o suitability chama de “investidor agressivo” eu chamo de “investidor disposto a confiar”.

Sujeito pode quebrar a cara? É óbvio que sim. Pode esperar lucros e amargar prejuízos? Sem dúvida! Mas isso não faz dele um otário. Ao contrário, aliás. Só evoluímos como espécie devido a pessoas que depositaram, sistematicamente, confiança a priori, em si e nos outros.

Por que, então, existem tantos investidores ressabiados, que não suportam uma mínima chance de serem passados para trás?

Isso tem a ver com a assimetria embutida no mecanismo básico de retroalimentação ao fazermos (ou não) apostas cotidianas.

Vamos supor que você foi em frente, reuniu a coragem necessária e depositou sua valiosa confiança em algo ou alguém. Nesse caso, a retroalimentação entra em jogo com força total. 

Ou seja, se por acaso seu nível de confiança era demasiado, você provavelmente ficará sabendo disso, rápida e dolorosamente. 

A casa nos Jardins que lhe custou apenas R$ 8 mil por metro quadrado havia sido construída logo acima de um antigo cemitério indígena.

O Graycinza 2000 comprado no camelô da Paulista não só falhou em escurecer seu cabelo como o transformou em uma palha grisalha.

Duas horas e meia de congestionamento depois da brilhante ideia de abandonar os conselhos do idiota do Waze (quem é esse robô pra achar que pode me ensinar a dirigir?).

Por outro lado, se você decidir nunca confiar em alguém, jamais terá frustrações na vida, e jamais saberá se estava certo ou não. Os céticos e desconfiados não recebem retroalimentação. 

Uma namorada o traiu. Dali em diante, você nunca mais vai namorar ninguém na vida?

Uma ação do seu portfólio caiu. Nunca mais vai comprar ações?

Ganham em relacionamento e dinheiro as pessoas que, em geral, supõem o melhor, e concedem o benefício da dúvida. Os grandes ganhos exigem pequenos e médios prejuízos.

Última atualização por Diana Cheng - 30/12/2021 - 15:29

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web