Política

Rússia agora tem forças suficientes para invasão da Ucrânia, diz Casa Branca

11 fev 2022, 17:46 - atualizado em 11 fev 2022, 17:46
Jake Sullivan
“Não vimos nada chegar até nós que diga que uma decisão final foi tomada, que a ordem foi dada”, disse ele (Imagem: Reuters/Leah Millis)

A Rússia agora tem forças suficientes para realizar uma grande operação militar contra a Ucrânia e um ataque destinado a tomar grande parte do país pode começar “a qualquer momento”, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta sexta-feira.

Falando em um briefing da Casa Branca sem listar evidências específicas, Sullivan disse que qualquer norte-americano que ainda esteja na Ucrânia deve partir nas próximas 24 a 48 horas.

Ele disse que uma invasão russa poderia começar com um ataque aéreo que dificultaria as partidas.

Sullivan disse que a inteligência dos EUA acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, pode ordenar uma invasão antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, em 20 de fevereiro, e que um ataque rápido à capital da Ucrânia, Kiev, é uma possibilidade.

Sullivan falou depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, realizou uma videoconferência segura com líderes transatlânticos e buscou a união dos aliados diante do agravamento da situação.

Ainda não está claro, disse Sullivan, se Putin deu definitivamente uma ordem para iniciar uma invasão.

Ele disse que espera que Biden busque realizar um telefonema com Putin em breve sobre a crise.

“Não vimos nada chegar até nós que diga que uma decisão final foi tomada, que a ordem foi dada”, disse ele.

Mas com 100.000 soldados concentrados na fronteira da Ucrânia, Sullivan disse que uma invasão russa pode envolver a captura de grandes partes da Ucrânia, bem como de grandes cidades, incluindo Kiev.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.