Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rússia: Conheça as principais empresas de pagamentos que deixaram o país

Renan Nunes
15/03/2022 - 16:37
PayPal Russia
A gigante dos pagamentos digitais, PayPal, foi uma das empresas do setor a deixar a Rússia (Imagem: Shuttersotck/BigTunaOnline)

O sistema de pagamentos da Rússia foi um dos segmentos mais afetados no país após a invasão da Ucrânia.

Depois de sua exclusão do Swift — sistema bancário global que permite a realização de transações financeiras entre instituições internacionais —, o país também assistiu a líderes do setor deixarem seu território.

Nas redes sociais, Mykhailo Fedorov, vice primeiro-ministro da Rússia, publicou uma carta da PayPal (PYPL34) anunciando a suspensão de seus negócios no país.

O comunicado atribuído a Dan Schulman, presidente e CEO da empresa, ressaltou que “apoia o povo ucraniano e se junta à comunidade internacional na condenação da violenta agressão militar russa na Ucrânia”.

“Temos trabalhado de perto com governos e parceiros para cumprir ativamente todas as leis e sanções aplicáveis, e para cumprir nossas responsabilidades junto a nossos clientes globais”, afirma um trecho da carta. “Também estamos fazendo tudo o que podemos para apoiar nossos funcionários na Rússia durante este momento profundamente difícil”.

Mastercard (MSCD34) e Visa (VISA34) adotaram uma medida parecida.

Inicialmente, os cartões emitidos por instituições financeiras russas com as bandeiras das empresas não poderiam ser utilizados fora do país.

Já no segundo momento, com o conflito entre Rússia e Ucrânia se acentuando, as empresas decidiram encerrar completamente seus serviços no país comandado por Vladimir Putin.

Em nota oficial, o Mastercard declarou que “os cartões emitidos pelos bancos russos não serão mais suportados pela rede Mastercard, independentemente de onde forem utilizados — dentro ou fora da Rússia. E, qualquer cartão Mastercard emitido fora do país não funcionará em comerciantes ou caixas eletrônicos russos”.

Já Al Kelly, diretor executivo da Visa Inc., também anunciou: “Lamentamos o impacto que isto terá sobre nossos valiosos colegas, e sobre os clientes, parceiros, comerciantes e portadores de cartões que servimos na Rússia. Esta guerra e a constante ameaça à paz e estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”.

Com seu isolamento político e monetário, empresas se viram obrigadas a encerrar suas operações na Rússia devido a dificuldades no processamento do rublo russo em suas atividades comerciais.

A Nintendo, do setor de games, foi uma das empresas que deixou de fornecer suas produções no país por conta da questão.

Última atualização por Tamires Vitorio - 15/03/2022 - 16:37

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de tecnologia?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto