Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rússia e Ucrânia: 14 ações para comprar e se proteger da guerra

Renan Dantas
24/02/2022 - 13:30
Ucrânia
Conflito na Rússia torna América Latina e Brasil mais atrativos, afirma UBS em relatório enviado a clientes (Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24) e deu início a uma das piores crises diplomáticas das últimas décadas. A escalada das tensões já estava ocorrendo há algumas semanas. Tudo começou após o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy pedir para integrar a Otan, o que irritou o líder russo Vladimir Putin

Diante disso, o UBS, em relatório enviado a clientes, listou 20 ações com grande potencial de alta na América Latina. Para o banco suíço, a região está atrativa para investimentos estrangeiros, com papéis bastante descontados, negociados a 9,5 o preço sobre o lucro para 12 meses, 15,5% abaixo da média histórica.

“Vemos as ações da América Latina como oferecendo diversificação de risco geopolítico longe das incertezas da Rússia/Ucrânia, enquanto o aperto monetário agressivo pelos bancos centrais da região forneceu suporte cambial apesar de um Federal Reserve mais agressivo”, coloca o banco.

Além disso, o UBS afirma que a região se beneficia do aumento das commodities. Os analistas lembram que 35% do valor da América Latina está exposta às commodities, consideravelmente maior do que a Ásia. No Brasil, essa exposição está em 43%. Das 20 ações listadas pelo UBS, 14 são brasileiras.

Confira:

Empresa Ticker
Ânima ANIM3
Assaí ASAI3
Banco Inter BIDI11
BB Seguridade BBSE3
Bradesco BBDC4
Caixa Seguridade CXSE3
Cosan CSAN3
EcoRodovias ECOR3
Klabin KLBN4
Petrobras PETR3
PetroRio PRIO3
3R Petroleum RRRP3
Sabesp SBSP3
TIM TIMS3

Petróleo em alta

Segundo os analistas, a Petrobras (PETR3;PETR4) possui forte geração de caixa que se traduz em rendimentos de dividendos anuais de 20%. “A empresa atingiu um novo nível de lucratividade impulsionado pelo aumento da produção do pré-sal e vários desinvestimentos de ativos não essenciais”, coloca.

No caso da PetroRio (PRIO3), segundo o UBS, a empresa se beneficia dos preços sólidos do petróleo Brent, que se traduzem em geração de caixa para financiar o crescimento da produção.

Com o início do conflito, os preços do petróleo bateram recorde e avançaram acima dos US$ 100 o barril.

“Embora vejamos os ativos atuais bem precificados, vemos a potencial aquisição dos campos de Albacoras como um gatilho positivo”, completa.

Já a 3R (RRRP3) deverá ter um crescimento significativo da produção a partir do desenvolvimento dos ativos que a empresa adquiriu recentemente e uma avaliação com desconto.

“Entre a cobertura de petróleo da região, vemos a 3R como tendo o maior potencial de alta, mas também como reflexo do perfil de risco mais alto de seu histórico limitado”, completa.

Financeiro

O UBS espera crescimento do lucro por ação de 27% para o BB Seguridade (BBSE3), suportado por uma sinistralidade menor na Brasilseg (em todos os segmentos, dados os impactos negativos do COVID-19 em 2021), prêmios de prestamista acelerando e melhores resultados financeiros em geral.

“Empresa está atualmente sendo negociada a 9x o preço sobre o lucro (com 10% de rendimento de dividendos), 27% abaixo de seu histórico de 1 ano do seu preço sobre lucro de consenso de 13x”, coloca. 

Outras apostas são Bradesco (BBDC4), “com gap de avaliação para o Itaú (ITUB4) muito maior após os guidances” e Inter (BIDI11), “com valor de mercado por cliente muito abaixo dos outros bancos”.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Kaype Abreu - 24/02/2022 - 13:30

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto