Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Sabesp abre sessão com estabilidade; mercado avalia gatilho de reajuste

05/03/2018 - 10:51

Investing.com – As ações da Sabesp (SBSP3) são negociadas com estabilidade, a R$ 37,71. O mercado está avaliando a decisão da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) de criar um gatilho para reajustar automaticamente a tarifa de água e esgoto da Sabesp.

O reajuste deverá acontecer sempre que houver uma “variação anormal” do consumo médio de água da rede. A decisão é baseada na crise hídrica de 2015-15. Isso representa, na prática, que em caso de queda do consumo, por apresentar efeito negativo nas contas da companhia, o reajuste da tarifa será superior ao índice da inflação.

A agência explicou que a nova regra do gatilho visa a garantia do equilíbrio econômico-financeiro da empresa. Para o reajuste, será considerado o consumo do sistema como um todo, e não de um imóvel específico.

A Sabesp que opera em 367 cidades paulistas (57% do total), onde vivem 24,7 milhões de pessoas.

A Arsesp informou ainda que esse gatilho vale para os dois lados. Ou seja, se houver um aumento significativo do consumo médio de água que leve a uma alta expressiva de arrecadação da Sabesp, a tarifa será reajustada para baixo.

O cálculo será feito com base na média móvel de consumo de 12 meses (de março de 2017 e fevereiro de 2018, por exemplo) na comparação com os 12 meses anteriores.

Por Investing.com

Leia mais sobre: Empresas, Sabesp

Última atualização por Gustavo Kahil - 05/03/2018 - 10:52

BTG Digital já representa R$ 10 bilhões do valor do BTG Pactual, segundo o UBS