Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Sabesp esclarece “capitalização” que derrubou suas ações

20/08/2020 - 8:07
Estação da Sabesp
Não há decisão tomada sobre o modelo de reorganização societária da Sabesp, segundo o governo paulista (Imagem: Instagram/Sabesp)

As ações da Sabesp (SBSP3) chegaram a recuar quase 11% nesta quarta-feira, após o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) falar sobre capitalização da companhia paulista de água e saneamento, trazendo dúvidas sobre uma esperada privatização da empresa.

Com a recente aprovação do marco regulatório do saneamento, o mercado tem apostado na narrativa de que a a companhia paulista de água e saneamento será privatizada em breve.

Para explicar a situação, primeiramente a Sabesp reconhece a expectativa de que haja novas oportunidades comerciais no setor de saneamento.

A empresa afirma que acompanhará as oportunidades que surgirão a partir da regulamentação do marco, que o governo federal prevê para setembro.

A companhia enfatiza que não há, até o momento, processo competitivo ou projeto específico aberto do qual tenha formalmente tomado a decisão de participar.

“Tendo em vista a oscilação atípica verificada no volume e na cotação das ações de sua emissão e, ainda, que esta não tinha qualquer conhecimento sobre eventual definição da estrutura para sua implementação, a empresa imediatamente tomou providências para obter os esclarecimentos pertinentes por parte do seu acionista controlado”, salienta a Sabesp sobre a brusca desvalorização de suas ações.

Portanto, em ofício, o Governo do Estado de São Paulo manifestou sua posição sobre a capitalização, elucidando que nenhuma decisão teve o martelo batido.

“Não há decisão tomada sobre o modelo de reorganização societária da Sabesp, uma vez que o grupo de trabalho constituído pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, em 24/04/2019, não concluiu suas atividades, estando no aguardo da análise dos vetos pelo Congresso Nacional da Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que atualiza o marco legal do saneamento para dar continuidade aos trabalhos”, adverte o ofício estadual disponível ao final da matéria.

Logo, a Sabesp assegura que não há mais informações relevantes que não sejam as já divulgadas em seu balanço do 2° trimestre de 2020.

Confira o comunicado da Sabesp com o ofício do Governo de SP:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 20/08/2020 - 10:14