Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Safra acredita em volta da discussão sobre tributação de juros sobre o capital próprio

Gustavo Kahil
24/03/2017 - 20:48

O Banco Safra avalia que a discussão sobre o fim dos benefícios para o pagamento de juros sobre o capital próprio (JSCP) pode voltar à mesa com as especulações sobre o aumento de impostos com o governo buscando novas alternativas de receitas. O alerta foi dado pelo diretor financeiro do banco Silvio Carvalho em uma reunião com o analista do Citi Jorg Friedemann e relatada em um relatório enviado a clientes.

Em 2015, a equipe econômica de Dilma Rousseff sugeriu reduzir o tamanho do benefício fiscal no uso do JSCP ao limite de 5% da taxa de juros de longo prazo (TJLP). O JCP é um tipo de remuneração que é lançado como um gasto nos balanços das empresas e, por isso, reduz o imposto sobre o lucro.

Leia mais em https://www.redesul.com.br/noticias/show/noticia/40578-btg-e-ubs-avaliam-os-efeitos-de-nova-regra-de-juros-sobre-capital-proprio-na-bolsa

Segundo o documento, o executivo vê uma alta qualidade técnica na equipe econômica do governo e parabeniza as iniciativas para melhorar os padrões de contabilidade e a administração de risco no país, “que devem levar o Brasil ao topo dos padrões de contabilidade e administração de risco no mundo”.

Carvalho, que também é diretor da Febraban, vê possibilidade de mudanças adicionais nos produtos de cartão de crédito, “já que o governo tem falado sobre as assimetrias no sistema brasileiro, como o longo período para transferir os recursos das compras de cartão de crédito para os comerciantes”, relata Friedemann. Essas mudanças, contudo, devem chegar de maneira gradual.

O analista do Citi ressalta que Carvalho “não descarta a possibilidade de que em algum momento volte a discussão de benefícios tributários relacionados aos juros sobre o capital próprio, já que o governo continua procurando novas fontes de receita”. Isso, ressalta o executivo, seria ruim para todas as empresas e não apenas os bancos.

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:06

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto