BusinessTimes

Se reeleito, Bolsonaro vai privatizar Petrobras (PETR4) e acelerar reformas, diz Guedes

26 maio 2022, 12:22 - atualizado em 26 maio 2022, 16:54
Petrobras
“Vamos fazer bem mais do que temos feito até agora”, diz Guedes em Davos (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (26) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que, se o presidente Jair Bolsonaro for reeleito, deve privatizar a Petrobras (PETR3PETR4) e acelerar reformas.

“Vamos privatizar a Petrobras, fazer vários acordos comerciais, vamos fazer bem mais do que temos feito até agora”, afirmou Guedes.

A privatização da estatal voltou a tona em 12 de maio, quando o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, se reuniu com Guedes para discutir a desestatização. Sachsida disse no dia que foi nomeado para o cargo que uma de suas primeiras medidas será a solicitação de estudos sobre o tema.

Em Davos, Guedes ainda afirmou que a pandemia impediu que as reformas previstas pelo governo — sem especificar quais — avançassem como esperado.

No entanto, para o ministro, o Brasil está “na frente da curva”, saindo da crise causada pelo coronavírus com um “fiscal forte” e uma política monetária necessária para combater a inflação, enquanto o mundo, sobretudo o Ocidental, está “entrando no inferno”.

Guedes afirma que Estados Unidos e Europa estão “atrás da curva” e vão precisar ainda subir muito os juros para conter a crise. “O mundo inteiro esta fora do lugar no fiscal e no monetário”, completa.

O fórum de Davos reúne presencialmente chefes de Estados, ministros, empresários e formuladores de políticas públicas para discutir os desafios enfrentados pela economia global, envolvendo questões ambientais, sociais e tecnológicas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.