CryptoTimes

Secretário do Departamento do Tesouro dos EUA enfatiza benefícios da tecnologia blockchain

07 out 2020, 16:18 - atualizado em 07 out 2020, 16:18
Muzinich acredita que o governo americano deve adotar a tecnologia, e não ter receio dela (Imagem: Reuters/Brian Snyder)

Nesta quarta-feira (7), em um seminário on-line, Justin Muzinich, secretário do Departamento de Tesouro dos EUA, disse que o departamento está estudando uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) ligada ao dólar.

Esse processo está sendo realizado junto com a iniciativa de pesquisa a longo prazo sendo realizada pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

“Existem claros benefícios em termos de eficiência e custo pelo uso de um registro distribuído”, disse Muzinich. “De uma forma mais geral, também acho importante que o governo adote a inovação, e não tenha medo dela.”

Muzinich mencionou que parte do motivo pelo qual o departamento está investigando criptomoedas é que podem ser usadas para evitar estruturas existentes, como as estruturas antilavagem de dinheiro e de combate do financiamento ao terrorismo.

Porém, implementar uma criptomoeda emitida pelo governo poderia alterar o fornecimento monetário ou causar um abalo financeiro, destaca Muzinich, como hackers estrangeiros que adquirem grande parte das moedas.

Também existem preocupações caso stablecoins deixarem de ser completamente lastreadas para parcialmente lastreadas ou se a cesta de moedas de reserva mudar. Muzinich afirma que “isso pode causar a destruição financeira”.

Muitas instituições em todo o mundo — principalmente bancos centrais — estão explorando o desenvolvimento, uso e aplicação de criptomoedas.

Recentemente, o The Block publicou um amplo relatório sobre as iniciativas de CBDCs. Clique aqui para conferir um resumo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.