Agenda do Dia

Segundo ano de Lula começa com atrito em Brasília; confira a agenda desta quarta (03)

03 jan 2024, 8:14 - atualizado em 03 jan 2024, 8:14
Lula agenda Brasília Fed ata Congresso
Agenda: Lula vetou o calendário de pagamentos de emendas da LDO, tensionando ainda mais a relação com o Congresso. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ano começou tenso em Brasília com atritos entre o governo e o Congresso. A relação perdeu força com a Medida Provisória da Compensação de Fernando Haddad, bem nos últimos dias do ano e com os parlamentares de recesso.

Vale lembrar que o texto reverte a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores, o que pegou mal com setores da economia e políticos. As informações são de que o Planalto viu a medida provisória como um movimento isolado de Haddad.

Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até assinou o texto, mas determinou que as regras começam a valer a partir de 1º de abril de 2024 — e não 1º de janeiro, como estava previsto.

Também vem gerando atrito o veto na Lei de diretrizes orçamentárias (LDO) ao calendário de pagamentos de emendas. Basicamente, a medida ampliava o poder do Legislativo, já que atualmente não existe um calendário para execução da verba.

O relator da LDO, o deputado Danilo Forte, afirma que recebeu a decisão de veto com preocupação e que o Congresso não deve acatar o veto.

A agenda de Lula não foi confirmada. Vale lembrar que o presidente deixou Brasília no final de dezembro com destino à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde passou a virada de ano, e continua despachando de forma remota. Ele deve retornar para a capital federal no dia 3 de janeiro.

Economia

Hoje tem PMI industrial na Ásia e o relatório de emprego JOLTs nos Estados Unidos. No entanto, o destaque do dia é a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Em dezembro, o banco central americano manteve a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50%. Trata-se do maior patamar em 22 anos.

No entanto, a sinalização é de um afrouxamento monetário ao longo do ano: a maioria dos dirigentes do Federal Reserve projeta, pelo menos, três cortes nas taxas de juros em 2024.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (03)

Horário País Indicador
Japão Feriado
08h30 Brasil Estatísticas do Setor Externo
09h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
12h00 EUA Índice ISM de Emprego no Setor Manufatureiro (Dezembro)
12h00 EUA Ofertas de Emprego JOLTs (Novembro)
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
16h00 EUA Atas da Reunião do FOMC
18h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)
21h30 Japão PMI Industrial (Dezembro)
21h30 Hong Kong PMI Industrial (Dezembro)
22h45 China PMI Composto e de Serviços (Dezembro)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.