Segundo novo estudo, Banco da Inglaterra continua “cauteloso” sobre criptomoedas

07/06/2021 - 14:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O banco central britânico reconheceu o potencial das stablecoins de “se tornarem amplamente usadas como um meio de pagamento do varejo (Imagem: Reuters/Hannah McKay)

Especialistas afirmam que o banco central do Reino Unido está prosseguindo com cautela conforme continua a explorar as possíveis ramificações de novas formas da moeda digital.

“O Banco da Inglaterra está se esforçando para avançar com cuidado. Porém, quanto mais energia o Banco gasta nessa questão, é mais provável que iremos ver algum tipo de libra digital se tornar realidade”, disse Richard Hay, líder britânico de fintechs na empresa de advocacia Linklaters.

Na manhã desta segunda-feira (7), o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) publicou um aprofundado artigo de discussão, abordando tópicos que variam entre a possibilidade de Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) a stablecoins.

O artigo apresenta uma série de perguntas sobre o papel e o possível impacto de tais moedas; leitores são convidados a enviar seu feedback até o dia 7 de setembro.

Sarah Coles, analista da plataforma de investimentos Hargreaves Lansdown, afirmou que o Banco “não está com pressa” de avançar no setor das criptomoedas porque “precisa ter certeza de que a criação de sua própria moeda digital não traga mais prejuízos do que benefícios”.

Etay Katz, sócio do escritório de advocacia Ashurt, concordou que “é bom que exista uma reflexão cuidadosa antes de acrescentar substitutos monetários ou esquemas de dinheiro digital ao público”, mas alertou que a hesitação “irá aumentar o risco de esquemas menos bem-pensados ganharam importância com possíveis perigos sistêmicos”.

Mais pesquisas

No artigo, o Banco afirmou que iria aprofundar sua exploração para apurar se deve emitir uma versão digital da libra — também chamada de “britcoin”.

“Uma CBDC teria um papel importante em sustentar e, possivelmente, expandir o acesso do varejo ao dinheiro de banco central”, afirmou o BoE. Porém, uma decisão final ainda parece distante, enfatizou, apesar das recentes iniciativas de ampliar sua especialização em CBDCs.

Outro destaque do artigo foi a ação sobre stablecoins cogitada pelo BoE. O Banco reconheceu o potencial das stablecoins — uma forma de moeda digital lastreada ao valor de moedas fiduciárias — de “se tornarem amplamente usadas como um meio de pagamento do varejo”.

No entanto, também afirmou que pagamentos com stablecoins devem ser regulados da mesma forma que pagamentos bancários se esse potencial for concretizado.

“Mais pesquisas são necessárias para considerar regimes de resolução para stablecoins sistêmicas. Mais pesquisas também serão necessárias para quaisquer alterações à proteção do Esquema de Compensação de Serviços Financeiros (FSCS), em discussão com outras autoridades e parte de uma revisão regulatória mais ampla”, afirmou o Banco.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/06/2021 - 14:00

Cotações Crypto
Pela Web