Coluna do Heverton Peixoto

Seguros: Aumento de mulheres caminhoneiras exige novo olhar das empresas; entenda

08 jan 2024, 14:40 - atualizado em 08 jan 2024, 14:40
mulheres caminhoneiras seguro
Mulheres estão transformando setor de transporte e logística no Brasil (Imagem: REUTERS/Peter Cziborra)

Cedo ou tarde as transformações sociais causadas pela equidade de gênero devem mudar ainda mais o perfil dos profissionais das estradas brasileiras, hoje majoritariamente formado por homens.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) para conhecer o perfil do caminhoneiro brasileiro mostrou que o número de mulheres ao volante é equivalente a 0,5% do total. Ou seja, se os homens somam aproximadamente dois milhões de profissionais, há pelo menos 10 mil mulheres à frente de um caminhão no Brasil.

Mulheres estão transformando setor de transporte e logística no Brasil

A inclusão de mulheres no setor de transporte, especificamente como caminhoneiras, contribui para a construção de equipes mais diversas e representativas no setor logístico. Diversidade não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma fonte valiosa de agregar diferentes perspectivas, habilidades e abordagens às organizações.

A posse de um veículo representa não apenas uma comodidade, mas também uma responsabilidade, já que para muitas mulheres esse compromisso se traduz em uma jornada dupla, equilibrando vida profissional, doméstica e, por que não, as estradas.

Nesse contexto, o seguro desempenha um papel crucial, proporcionando tranquilidade e proteção financeira em casos de acidentes, roubos e outros imprevistos.

Além da segurança material, o seguro de veículos para mulheres contribui para o empoderamento feminino ao oferecer condições e benefícios adaptados às suas necessidades específicas. Com programas de assistência, coberturas personalizadas e apoio psicológico em casos de sinistros, as seguradoras podem não apenas atender às demandas práticas, mas também promover um ambiente mais inclusivo e igualitário.

No setor de transporte rodoviário, as cerca de 10 mil caminhoneiras desempenham um papel fundamental, contribuindo para a movimentação de mercadorias em todo o país. Por outro lado, ainda enfrentam desafios, como o acesso limitado ao crédito e a falta de políticas específicas de seguro adaptadas à sua realidade.

É imperativo que as instituições financeiras reconheçam a importância das caminhoneiras e implementem políticas de crédito que considerem suas necessidades. Facilitar o acesso a financiamentos para aquisição de veículos, manutenção e expansão de frotas pode acelerar a inclusão de mais mulheres à frente da boleia.

As empresas do setor, incluindo seguradoras e instituições financeiras, têm a responsabilidade de liderar essas mudanças, oferecendo produtos adequados às necessidades dessas mulheres, com coberturas que levem em conta as longas jornadas nas estradas, os riscos específicos da profissão e as condições de trabalho.

Adotar políticas inclusivas, desenvolver produtos específicos e promover uma cultura organizacional que valorize a diversidade, reflete na criação de uma sociedade mais equitativa e resiliente e traz benefícios tangíveis, impulsionando a inovação, a satisfação dos colaboradores e a resiliência operacional.

CEO da Omni
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.