Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Serena Williams, Anitta e Juliette: Veja as celebridades que são ‘conselheiras’ de grandes empresas e seus papéis

Gabriela Mackert Occhipinti
15/05/2022 - 10:00
É cada vez mais comum famosos fazerem parte de grandes empresas, veja alguns (Imagem: Paul Hanaoka/Unsplash)

Muito mais que marcar presença em publicidade, há celebridades que se destacam por fazerem partes de grandes empresas.

Hoje, além de carreiras consolidadas nas suas áreas que te deram fama, famosos são convidados para integrarem e aconselharem companhias que, em um primeiro momento, podem parecer distantes de seus ramos originais de atuação.

Então, por que as empresas convidam celebridades para estarem em seus negócios? Para o administrador de empresas, especialista em marketing e fundador da REPENSE, Otávio Dias, é devido ao “poder de mexer o ponteiro do negócio” que essas pessoas têm.

O que faz uma celebridade em um conselho?

Em linhas gerais, um famoso ajuda as empresas a fazerem contato com a sua base, “as marcas querem ouvir a opinião dessas pessoas”, diz Dias.

Ou seja, é uma forma de trazer verdade e transparência para o discurso.

Essas pessoas, notáveis em suas áreas, geralmente conseguem estabelecer conexões muitos verdadeiras com suas bases, gerando uma representatividade, como explica o especialista que acrescenta: “pessoas gostam de falar mais com pessoas do que com marcas”

Assim, aprofundar a relação é um dos objetivos para a parceria entre corporações e pessoas públicas, as quais desempenham o papel de participar ativamente das decisões da empresa – às vezes de forma vertical e às vezes em alguns setores. “A opinião da celebridade ajuda a tomar algumas posições”, aponta.

Porém, há certos riscos em relações desse tipo. “Quando você se vincula a uma personalidade tudo pode acontecer”, afirma o fundador da REPENSE que adiciona que é necessário que as marcas tenham coragem de acreditar na autenticidade da pessoa, “ninguém o seu melhor quando não está à vontade”, conclui.

Plano B: Mais de uma carreira

Ocupar um cargo executivo pode ser um plano B de carreira para muitos famosos. “Sendo bem sincero, já era um plano B para muitos deles”, diz o especialista que cita como caso a apresentadora Xuxa Meneghel, que é sócia de uma franquia de depilação.

Além de outras possibilidade de carreira, o mundo dos negócios ressalta características dessas personalidades como relembra Dias: “ninguém é só uma coisa. As celebridades também têm as suas facetas”, que questiona por que eu só posso ter uma forma de ganhar dinheiro?”

Para ele, ter mais de uma fonte de receita traz maior liberdade de escolhas. “Se eu não tenho um plano A, B, C sempre serei refém ao plano A. Os limites estão caindo.” 

Famosos que são conselheiros de empresas

1. Anitta

Anitta-Nubank
Anitta com os fundadores do Nubank David Vélez e Cristina Junqueira (Imagem: Divulgação)

A multifacetada Anitta, além de cantora é empresária e ativa em empresas como Ambev e Nubank. Em 2021, ela foi anunciada como integrante do conselho administrativo do banco digital como objetivo de ajudar a fintech a aprimorar seus serviços e produtos.

Para o CEO e cofundador do Nubank, David Vélez, convidar a cantora para o conselho do banco digital foi estratégico, ele declarou na época que “Anitta tem profundo conhecimento do comportamento dos consumidores nesses mercados que tem explorado e tem muita experiência em estratégias de marketing vencedoras. Essas competências foram chave para a convidarmos para o Conselho.”

2. Juliette Freire

Juliette
Juliette é a nova head de inovação da Mondial (Imagem: Divulgação)

Juliette Freire, que foi um fenômeno nas redes sociais durante sua participação na edição de 2021 do programa Big Brother Brasil (BBB) — da qual saiu campeã –, é hoje também diretora de inovação para a linha de cuidados especiais da Mondial.

Na marca, ela tem a função de contribuir diretamente com o desenvolvimento de novos produtos para esta categoria, além de fornecer a sua imagem para impulsionar a empresa, com a realização de campanhas e ações de marketing.

3. Serena Williams

Serena Williams
A tenista americana tem o empreendedorismo e ativismo como marcas registradas (Imagem: Shutterstock/lev radin)

Serena Williams, a lenda do tênis e uma das maiores atletas de todos os tempos, é integrante do conselho de administração da Sorare, gigante de NFTs esportivos.

Williams é board advisor da empresa, auxiliando na expansão do negócio e em iniciativas de diversidades, além de ajudar atletas e fãs a se aproximarem cada vez mais da nova Web3.

4. Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa está a frente do marketplace ZZ MALL criado pela Arezzo&Co (Imagem: Repodução Facebook/ZZ MALL)

Marina Ruy Barbosa, que tem sua própria marca de roupas, a Ginger, é também diretora de moda da ZZ MALL, marketplace da Arezzo&Co, desde de 2020.

A atriz é responsável pela estratégia de moda da marca que vai desde da curadoria e direção criativa dos conteúdos da plataforma e social media até as questões envolvendo branding com a construção e fortalecimento da marca.

5. Emma Watson

Emma Watson
A atriz Emma Watson faz parte do conselho do grupo de luxo francês Kering (Imagem: Reprodução Facebook/Emma Watson)

Desde de 2020, a famosa atriz conhecida por interpretar a bruxinha Hermione na saga Harry Poter, está no conselho do grupo de luxo francês Kering, dono de marcas como Gucci e Yves Saint Laurent.

Em comunicado divulgado na época anunciado a sua chegada a empresa afirmou que Emma Watson – que é uma reconhecida defensora dos direitos das mulheres e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres – foi nomeada diretora no conselho de Kering e presidente do comitê de sustentabilidade do conselho.

Além delas personalidades como o cantor Thiaguinho, que tem sua própria editora e gravadora, e o ex-jogador de basquete Shaquille O’neal, membro do conselho da cadeia de restaurantes norte-americana Papa John’s Pizza e investidor de franqueados e outros restaurantes, são famosos que se destacam também no mundo dos negócios.

Receba as principais notícias de Carreira!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Giovana Leal - 13/05/2022 - 17:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de marketing?
Receba todo sábado as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto