Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Siderurgia aponta recuperação, mas ainda é cedo para comprar ações do setor

21/07/2020 - 14:28
Gerdau Siderurgia
De acordo com a Ágora, as ações das siderúrgicas brasileiras podem já ter precificado uma trajetória significativa de recuperação do volume e preço em 2020/2021 (Imagem: China Daily/REUTERS)

O pior provavelmente já passou no mercado de aço brasileiro, de acordo com a análise da Ágora Investimentosmas talvez ainda não seja a hora de comprar ações do setor.

A corretora avaliou, nesta terça-feira (21), os números divulgados pela INDA (Associação de Distribuidores de Aços Planos) sobre os números do setor em junho.

Entre os destaques estão:

  • As vendas dos distribuidores totalizaram 291 mil toneladas em junho, um aumento de 38,5% ante o mês anterior e +
    17,4% na comparação com igual mês de 2019. Por dia, as vendas atingiram 13,2 mil toneladas, alta de 26% na comparação mensal e 6,7% ante igual mês do ano anterior.
  • As compras dos distribuidores totalizaram 297 mil toneladas em junho, um aumento de 50% no período e de 29% no comparativo anual. Por dia, as compras atingiram 13,5 mil toneladas, alta de 36% na comparação mensal e 17% ante igual mês do ano anterior.
  • Os estoques no canal de distribuição aumentaram ligeiramente para 856 mil toneladas contra 849 mil toneladas de
    maio. Isso implica 2,9 meses de vendas, abaixo da média histórica de 5 anos, de 3,6 meses, em junho.

“Destacamos que parte da recuperação registrada provavelmente é explicada pela antecipação do volume, uma vez que as siderúrgicas de aços planos anunciaram aumentos de 10% nos preços a serem implementados a partir do início de julho”, informou a Ágora.

Na avaliação da corretora, as perspectivas de curto prazo continuam construtivas, pois o INDA espera que as vendas e compras continuem mostrando ganhos anuais em julho, enquanto as medidas de restrição continuam diminuindo.

Empresas

De acordo com a Ágora, as ações das siderúrgicas brasileiras podem já ter precificado uma trajetória significativa de recuperação do volume e preço em 2020/2021.

Sendo assim, a recomendação é neutra para Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5), enquanto recomenda a venda das ações da CSN (CSNA3)

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 21/07/2020 - 14:28