Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Simone e Simaria: Como funciona uma pausa na carreira?

Gabriela Mackert Occhipinti
03/07/2022 - 10:00
Simone e Simaria
Simaria, da dupla com Simone, anunciou pausa nos shows para cuidar da saúde (Imagem: Reprodução Facebook/Simone e Simaria)

Simaria, da dupla Simone e Simaria, anunciou, no dia 16 de junho, que iria se “afastar dos palcos”. A cantora, que não deixou claro quanto tempo ficará sem fazer shows com a irmã, decidiu fazer essa pausa na carreira para cuidar da saúde.

A decisão da cantora sertaneja aconteceu em meio a uma série de desentendimentos públicos com a irmã Simone, o que afligiu os fãs com a possibilidade do fim da dupla.

Não é a primeira vez que Simaria faz uma pausa na carreira e se afasta dos palcos por problemas de saúde. Em 2018, a cantora precisou ficar quatro meses afastada em tratamento quando foi diagnosticada com tuberculose ganglionar.

Afinal, quais são os impactos ao fazer uma pausa na carreira?

Os impactos pode ser diversos quando se pensa em carreiras no geral. Um ponto que pode ser diretamente atingindo é o da empregabilidade como explica o CEO da Mappit, empresa de recrutamento do Talenses Group, Rodrigo Vianna.

“Quando se pensa em empregabilidade, o fato de pausar uma carreira até você conseguir explicar o porquê para as empresas, pode haver um impacto natural das empresas não querendo conhecer uma pessoa que, por exemplo, esta a dois anos sem trabalhar”.

Ele ressalta que é importante que o profissional busque espaço para contar a sua história de explicar o que houve.

“No caso quando a gente faz uma pausa para uma questão de saúde, eu acho que isso elimina todo e qualquer tipo de preconceito das empresas em relação a pessoa”, afirma.

Saber pelo o quê parar

Apertar o botão da pausa não é uma decisão fácil, como ressalta Vianna.

“Qualquer parada na carreira causa um impacto. Ele pode ser maior, muitas vezes, em virtude do fato de você tirar uma pausa porque ‘eu quero viajar o mundo'”.

No caso da Simaria a relação é um pouco diferente. “Por ser uma pessoa pública, espera [algo] dela, as músicas os shows e etc., mas, por outro lado, tem um impacto importante para ela que é o fato dela tirar esse tempo para poder se reconstruir, reconstruir a sua saúde e tudo mais”.

As discussões sobre saúde mental, que ganharam ainda mais evidência com a pandemia da Covid-19, também ajudam nas reflexões sobre os limites pessoais e como isso afeta para quem está no dia a dia das empresas, pontua o especialista.

A pausa e a realidade para quem fica

Para os funcionários que optarem pelo afastamento temporário, as empresas podem oferecer uma licença que pode ser remunerada ou não, mas depende de cada empresa e situação, como explica o CEO.

Para os que ficam, a ausência de uma pessoa em uma equipe pode fazer bastante falta, ainda mais se essa pessoa detém um conhecimento específico, evidencia Vianna.

“Em geral, as pessoas têm que readaptar o seu dia para conseguir atingir os objetivos”, destaca.

Ele acrescenta que no caso da Simone, por ser uma dupla, o processo é difícil. A irmã de Simaria segue cumprindo, de forma solo, todos os compromissos da dupla.

“Eram duas pessoas que sempre cantavam juntas e de repente estão se vendo separadas e distantes, talvez nesse período a pessoa fazer uma carreira solo, ou, eventualmente também aguardar o retorno da dupla, as vezes não é possível. Isso é quase, na verdade, impossível, porque as pessoas precisam ter a sua entrega, o seu deadline”.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Tamires Vitorio - 01/07/2022 - 15:16

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto