Comprar ou vender?

Small Caps: Ação ‘deixada de lado’ pelo mercado é a favorita para junho, segundo 12 analistas

06 jun 2022, 16:30 - atualizado em 07 jun 2022, 1:35
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
O Money Times foi atrás das principais casas de análises, corretoras e bancos do país para descobrir a small cap do momento  (Imagem: Tainá da Silva)

As small caps seguem “descoladas” do Ibovespa. Em maio, o principal índice da bolsa subiu 3,26%, enquanto o índice small caps caiu 1,82%.

Com liquidez reduzida, as empresas de menor valor de mercado são mais atingidas pela elevação da taxa básica de juros  e pela piora da economia.

Além disso, o Ibovespa carrega maior participação das commodities, como minério de ferro e petróleo. Com isso, o índice aproveita melhor a disparada de preços desses ativos.

Mesmo assim, há algumas empresas “escondidas” e com grande potencial de alta na bolsa, dizem analistas.

Segundo o BB Investimentos, para junho, o índice de small caps tem a possibilidade de ainda não definir uma tendência, com o mercado necessitando de uma “notícia nova” para firmar um direcionamento.

Nos EUA e no Brasil haverá decisões sobre as taxas básicas de juros no próximo dia 15 de junho, o que pode pesar para as companhias de menor valor de mercado.

“Mais uma vez, a percepção do investidores é de elevação em ambos os países, por conta de suas respectivas inflações ainda estarem acima do desejável”, coloca o BB.

Segundo a Ágora Investimentos, no Brasil, a inflação ainda não começou a arrefecer e 2022 será o segundo ano consecutivo desse índice acima da meta.

Os analistas recordam que o último dado disponível – IPCA-15 de maio – surpreendeu mais uma vez o mercado, com alta de 0,59% na variação mensal, bem acima do previsto (0,45%). No acumulado em 12 meses, o indicador acelerou para alta de 12,20%.

“Sabe-se que boa parte do movimento já foi realizado e, neste sentido, o ciclo de aperto monetário está muito próximo do fim. A discussão do momento é a taxa Selic terminal”, argumenta a Ágora.

A maioria do mercado espera uma Selic no intervalo de 13,25%-13,50% no final do ciclo. Imagina-se, diz a corretora, que a taxa permaneça neste nível ao longo de todo o ano de 2022 e, somente a partir do segundo trimestre de 2023, cogita-se um início de redução de juro.

Em qual small cap investir em junho?

O Money Times foi atrás das principais casas de análises, corretoras e bancos do país para descobrir a small cap do momento.

Este levantamento levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 12 instituições. Para maio, foram indicadas 74 ações, somando 110 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosBB InvestimentosBTG PactualNu investElite, Genial InvestimentosGuide InvestimentosItaú BBAMirae AssetÓramaSantander e Terra Investimentos.

A favorita

Para o mês de junho, uma empresa conseguiu de sobressair, com cinco indicações no total: a Randon (RAPT4).

De acordo com a Ágora, que indica a empresa, as vendas internacionais continuam sendo um destaque nos resultados recentes da companhia, beneficiando-se do bom momento do agronegócio na América do Sul e da depreciação do real – impulsionando as exportações para a América do Norte.

“No mercado interno, as vendas de vagões ferroviários também continuam a se recuperar gradativamente, refletindo os investimentos crescentes em novos projetos ferroviários no país”, coloca.

Mesmo reconhecendo que a escassez de semicondutores reduziu o ciclo de vendas de caminhões e implementos rodoviários, os analistas lembram que a recuperação nas vendas de vagões e maiores vendas no segmento de autopeças possam compensar as vendas mais fracas dos implementos rodoviários ao longo deste ano.

“Pensando no médio-longo prazo, acreditamos que o mercado não dá a devida atenção à participação direta da Randon na Nione (empresa que tem o nióbio como ponto de partida para explorar diversas possibilidades em nanotecnologia), o que poderia somar até R$ 6,00 por ação ao nosso preço-alvo”, diz.

Veja as indicações

Empresa Ticker Recomendações
Randon RAPT4 5
3R Petroleum RRRP3 4
CBA CBAV3 4
Simpar SIMH3 4
Alupar ALUP11 3
Arezzo ARZZ3 3
Ferbasa FESA4 3
Minerva BEEF3 3
Petz PETZ3 3

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.