Mercados

S&P encerra nas máximas em 10 semanas sob esperança de vacina e promessa de estímulo

18 maio 2020, 17:23 - atualizado em 18 maio 2020, 18:23
Moderna
A farmacêutica Moderna subiu depois que a empresa disse que sua vacina experimental para o Covid-19 mostrou resultados promissores em um pequeno estudo em estágio inicial (Imagem: REUTERS/Brian Snyder)

As ações dos Estados Unidos avançaram nesta segunda-feira, e o S&P 500 encerrou na máxima em 10 semanas, com base em dados iniciais animadores acerca de uma potencial vacina contra o coronavírus e com a promessa de mais estímulos para incentivar uma economia impactada pela pandemia.

A farmacêutica Moderna subiu depois que a empresa disse que sua vacina experimental para o Covid-19 mostrou resultados promissores em um pequeno estudo em estágio inicial

Em dados não oficiais, o Dow Jones subiu 3,85%, para 24.597,37 pontos, o S&P 500 valorizou 3,15%, para 2.953,91 pontos, e o Nasdaq cresceu 2,44%, para 9.234,83 pontos.

Depois de um rali de mais de 32% em relação à mínima de vários anos atingida em março, o S&P 500 tem sido negociado em um intervalo estreito em maio, à medida em que investidores pesavam esperanças de uma recuperação econômica e temores de outra onda de infecções conforme Estados eliminavam restrições em decorrência do coronavírus.

“O fato de a Moderna ter anunciado a Fase 1 do teste, que parece positivo, certamente está provocando o alvoroço”, disse Ken Polcari, estrategista-chefe de mercado da SlateStone Wealth LLC em Jupiter, Flórida. “Isso levará a um entusiasmo, porque se houver uma vacina, toda essa incerteza sobre a economia e o vírus desaparecerá.”

Ações que têm sido particularmente prejudicadas pelas medidas de paralisação do governo, implementadas para conter a disseminação do coronavírus, avançaram nesta segunda-feira.

Papéis relacionados a viagens estiveram entre os maiores ganhadores, com as operadoras de cruzeiros Carnival Corp, Royal Caribbean Cruises Ltd e Norwegian Cruise Line Holdings Ltd superando o desempenho do mercado em geral com ganhos de pelo menos 15%.

As ações das companhias aéreas também dispararam. A Delta Air Lines anunciou que retomará várias de suas principais rotas em junho. Um índice que acompanha ações de companhias aéreas disparou 14,14%, com a Delta em salto de 13,91%.

Os mercados também foram amparados por declarações do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, durante o fim de semana, sobre uma recuperação econômica gradual e sua afirmação de que mais estímulos monetários serão aplicados caso necessário.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.