Internacional

S&P Global reduz previsão de crescimento do PIB da zona do Euro em 2024 para 1,0%

27 mar 2023, 10:47 - atualizado em 27 mar 2023, 10:47
Zona do Euro, Inflação
“A inflação não retornará à meta antes do primeiro trimestre de 2025, e o núcleo da inflação antes do terceiro trimestre de 2025”, afirmou a agência em comunicado (Imagem: REUTERS/Eric Gaillard/File Photo)

A agência de classificação S&P Global cortou nesta segunda-feira sua previsão de crescimento da zona do euro em 2024 para 1,0%, de 1,4%, citando o impacto da inflação persistente, que deve forçar o Banco Central Europeu a elevar os juros por mais tempo do que o esperado.

“A inflação não retornará à meta antes do primeiro trimestre de 2025, e o núcleo da inflação antes do terceiro trimestre de 2025”, afirmou a agência em comunicado.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“As perspectivas de curto prazo para a economia da zona do euro parecem complicadas. Uma política monetária restritiva será transmitida à demanda doméstica, enquanto os juros devem se tornar positivos em termos reais em 2024”.

A S&P também elevou sua previsão de crescimento para 2023 de zero para 0,3%. A agência disse que a mudança não é “similar a uma demanda mais forte”. O cenário para 2023 é de estagnação, disse a S&P.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.