Grãos

Strategie Grains eleva previsão para exportações de trigo da UE e Reino Unido em 20/21

11 fev 2021, 15:07 - atualizado em 11 fev 2021, 15:07
O aumento nas exportações da UE manteria os estoques de trigo soft em um nível baixo ao final de 2020/21, embora a previsão da Strategie Grains para os estoques tenha mudado pouco em relação ao mês passado (Imagem: Pixabay)

A consultoria francesa Strategie Grains elevou nesta quinta-feira sua previsão para as exportações de trigo soft da União Europeia e Reino Unido em 2020/21 em 1 milhão de toneladas, para 26,1 milhões de toneladas, refletindo uma mudança na demanda, que tem se afastado da Rússia.

O aumento nas exportações da UE manteria os estoques de trigo soft em um nível baixo ao final de 2020/21, embora a previsão da Strategie Grains para os estoques tenha mudado pouco em relação ao mês passado, girando em torno de 10 milhões de toneladas, já que a expectativa para a demanda doméstica foi reduzida, disse a empresa em relatório sobre cereais.

Os planos da Rússia de introduzir tarifas de exportação a partir de meados de fevereiro, como parte de esforços para reduzir os preços domésticos, criaram incertezas sobre as ofertas para exportação, e a Strategie Grains disse que o país deve acumular grandes estoques de trigo até o final da temporada.

Dúvidas sobre a oferta russa contribuíram para um rali nos preços internacionais do cereal, que atingiram máximas de vários anos no mês passado.

Mas, com os preços russos agora em queda e perspectivas de grandes estoques no país, as cotações internacionais podem voltar a cair durante a primavera (do Hemisfério Norte), caso o panorama para a produção global na próxima temporada continue favorável, disse a Strategie Grains.

A consultoria também reduziu sua previsão para as importações de milho pela UE e Reino Unido em 2020/21 em 600 mil toneladas, para 16,1 milhões de toneladas, em linha com as reduções feitas por outras consultorias diante de um cenário de aperto na oferta global.

A Strategie espera que a oferta de grãos na Europa receba impulso de safras maiores de trigo e milho na próxima temporada, embora os preços possam ser sustentados pelo aperto contínuo nas ofertas globais de milho.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.