Citricultura

Tanto a colheita da laranja quanto a qualidade suco serão menores, diz consultor

28 dez 2020, 12:52 - atualizado em 28 dez 2020, 13:11
Menor expectativa positiva para a safra de laranja brasileira, segundo Maurício Mendes (AgriPlanning)

À floração dos laranjais prejudicada em 2019, a estiagem e ondas de calor de maio até outubro garantem redução da safra da estação nos pomares de São Paulo e Minas Gerais. E também a qualidade do suco deverá sofrer queda.

Em artigo recente à Citrus Industry Magazine, a principal publicação da citricultura nos Estados Unidos, o consultor Maurício Mendes referenda as expectativas da Fundecitrus.

Na primeira previsão, de setembro, a entidade deu produção de 287,8 milhões de caixas de laranja, 25% menos que na safra 19/20. Neste mês, a revisão cortou mais 6,4%, para 269 milhões, depois de levantamento mais tardio no Cinturão da Laranja do Brasil.

Produtor, CEO da Agriplanning e membro do Citrus Consultants Group (CGONCI), Mendes afirma que a floração irregular, com frutos amadurecidos após o período normal misturados a frutos verdes cultivados posteriormente, elevará o teor de limonina na casca.

Essa particularidade reflete-se em qualidade mais baixa de suco, “aumentos muitos superiores ao normal na relação açúcar solúvel X acidez.

E também, destaca o artigo, entre outros pontos, aumento de custos de colheita.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar