Posse

Tarcísio em SP; Castro no Rio e Zema em MG: Confira os 27 governadores que tomam posse neste domingo

01 jan 2023, 11:47 - atualizado em 01 jan 2023, 12:43
Romeu Zema
Romeu Zema toma posse para segundo mandato em MG, mas não deve ir a Brasília para cerimônina de Lula (Imagem: Assembleia Legislativa de MG/Divulgação)

Governadores das 27 unidades da federação tomam posse neste domingo (1º), sendo que 18 mandatários assumem um segundo mandato. Entre eles, foram reeleitos Cláudio Castro, no estado do Rio de Janeiro, e Romeu Zema, em Minas Gerais

Ambos já participaram da cerimônia de posse nesta manhã. Além deles, também já foram empossados Tarcísio de Freitas, eleito governador no estado de São Paulo, e Eduardo Leite, reeleito no Rio Grande do Sul

Já a solenidade na Bahia começou ainda mais cedo, por volta das 8h, quando Jerônimo Rodrigues (PT) tomou posse como governador. Ainda no Nordeste, o petista Elmano Freitas também tomou posse como governador no Ceará.  

Outros governadores eleitos da região também já tomaram posse, uma vez que devem comparecer à sessão solene que dará posse a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. É o caso do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e João Azevêdo, da Paraíba.

Governadores antecipam posse para ir para Brasília (ou não)

As cerimônias estaduais seguem ritos específicos e não há horário padrão. Porém, a expectativa é de que os governadores tomem posse até o final da manhã, já que alguns devem participar da sessão solene do presidente eleito Lula.

A cerimônia de posse do Lula está marcada para às 15 horas, no Congresso Nacional. Neste horário, porém, Renato Casagrande, no Espírito Santo, e Raquel Lyra, em Pernambuco, assumem o cargo de governador dos respectivos estados eleitos. 

Mesmo aqueles que tomaram posse pela manhã não devem se dirigir até Brasília. É o caso de Tarcísio e Zema.

Por outro lado, o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, não estará presente na própria posse. Ele assumirá o cargo via videoconferência, uma vez que está se recuperando de uma cirurgia no coração.

Confira a lista dos governadores que tomam posse

– Acre – Gladson Cameli (PP)

– Alagoas – Paulo Dantas (MDB) – reeleito

– Amapá – Clécio (Solidariedade)

– Amazonas – Wilson Lima (União Brasil) – reeleito

– Bahia – Jerônimo (PT)

– Ceará – Elmano de Freitas (PT)

– Distrito Federal – Ibaneis Rocha (MDB) – reeleito

– Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB) – reeleito

– Goiás – Ronaldo Caiado (União Brasil) – reeleito

– Maranhão – Carlos Brandão (PSB) – reeleito

– Mato Grosso – Mauro Mendes (União Brasil) – reeleito

– Mato Grosso do Sul – Eduardo Riedel (PSDB)

– Minas Gerais – Romeu Zema (Novo) – reeleito

– Pará – Hélder Barbalho (MDB) – reeleito

– Paraíba – João Azevêdo (PSB) – reeleito

– Paraná – Ratinho Júnior (PSD) – reeleito

– Pernambuco – Raquel Lyra (PSDB)

– Piauí – Rafael Fonteles (PT)

– Rio de Janeiro – Cláudio Castro (PL) – reeleito

– Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT) – reeleita

– Rio Grande do Sul – Eduardo Leite (PSDB)

– Rondônia – Coronel Marcos Rocha (União Brasil) – reeleito

– Roraima – Antonio Denarium (PP) – reeleito

– Santa Catarina – Jorginho Mello (PL)

– São Paulo – Tarcísio (Republicanos)

– Sergipe – Fábio Mitidieri (PSB)

– Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos) – reeleito

*Com informações da Agência Brasil

Editora-chefe
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.
Linkedin
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.
Linkedin