Tarifas de 50% para o Brasil: O que fazer com Embraer (EMBR3) e Vale (VALE3)? Veja os destaques do Money Picks
O anúncio da tarifa de 50% para o Brasil, por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou uma nuvem de incerteza sobre algumas empresas brasileiras que vinham performando bem na bolsa.
É o caso da Embraer (EMBR3), que tem 60% das vendas de aeronaves concentradas para os EUA. Segundo o BTG Pactual, os modelos comerciais E1 ainda têm demanda, mas a aviação executiva, com jatos feitos no Brasil, seria fortemente atingida.
- LEIA TAMBÉM: De ações brasileiras a fundos imobiliários, conheça os ativos favoritos de mais de 20 bancos e corretoras em uma curadoria gratuita do Money Times
As perspectivas para o futuro da companhia foram destaque no Money Picks, apresentado por Juliana Caveiro, repórter do Money Times. O programa mostra o que as principais casas de análise, bancos e corretoras esperam para a Embraer e outras empresas.
Segundo o UBS BB, o impacto nos custos da Embraer pode chegar aos US$ 70 milhões, com o lucro líquido caindo cerca de 13% em 2026 para cada aumento de 10% na tarifa. Apesar disso, o BTG ainda recomenda compra.
Já em relação à Vale (VALE3) o impacto deve ser limitado. De acordo com o BTG e com o Bradesco BBI, as empresas do setor de mineração e siderurgia são consideradas praticamente “blindadas”, já que convivem com tarifas há muito tempo.
Além das empresas afetadas pelas tarifas, outras ações tiveram movimentações nas recomendações de analistas. É o caso da Cury (CURY3), que demonstrou forte geração de caixa e atingiu R$ 2,3 bilhões em vendas no segundo trimestre de 2025 (2T25).
Para os analistas do BTG, XP Investimentos e Safra, a recomendação é de compra das ações da Cury. O Safra ainda afirma que a empresa é, no momento, a melhor escolha no setor de construção civil.
O programa ainda abordou a expectativa para as ações da PetroReconcavo (RECV3) e para Fleury (FLRY3), a recomendação bônus da Empiricus Research para os investidores que buscam bons dividendos.
Para mais detalhes sobre essas análises e para decidir se vale ou não colocar essas ações na sua carteira, acompanhe o Money Picks no canal do Money Times no YouTube.
- VEJA TAMBÉM: Quais são as principais recomendações do BTG Pactual? O Money Times fez uma curadoria gratuita dos relatórios do banco; veja aqui