Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

tBTC, token lastreado em bitcoin, é lançado com apoio de MakerDAO e Compound

28/04/2020 - 15:01
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
tBTC tem garantia completa em bitcoin, pois seu valor é lastreado ao preço do bitcoin (Imagem: tBTC)

tBTC, um token lastreado em bitcoin, foi lançado publicamente. Nas duas próximas semanas, o projeto apresentará sua infraestrutura técnica, com o apoio de mais de 40 projetos cripto, incluindo MakerDAO, Compound e Uniswap.

O token tBTC, padrão ERC-20 (garante anonimidade da quantia e dos participantes envolvidos na transação), tem garantia completa em bitcoin, ou seja, seu preço está lastreado ao preço do bitcoin.

O protocolo é resultado de uma colaboração entre Keep Network, sistema baseado na Ethereum para o armazenamento privado de dados “off-chain” (fora do blockchain), e Summa, que fornece ferramentas para comunicação entre blockchains.

Ontem, 27, desenvolvedores do tBTC lançaram o token da plataforma, chamado KEEP, que deve atuar como um um “signatário” (“signer”).

Signatários criam e controlam os contratos inteligentes que aceitam depósitos em bitcoin e emitem tokens tBTC. A equipe também lançou os contratos inteligentes necessários para reter e fazer o staking de ativos.

Por enquanto, signatários serão parceiros do projeto, funcionários, afiliados e investidores privados, como a16z e Polychain.

De acordo com Matt Luongo, líder do projeto tBTC, cerca de 80 a 100 stakers estarão prontos para assinar no lançamento do tBTC.

Em junho, Keep fará um evento de “stakedrop”, em que qualquer um poderá realizar o staking de ether (ETH) para receber tokens KEEP e se tornarem signatários do protocolo.

Na próxima semana, o projeto irá apresentar o menu para a aplicação descentralizada (dapp) do tBTC e a infraestrutura restante.

No dia 11 de maio, o sistema completo do tBTC estará pronto para uso público. Qualquer um poderá depositar fundos limitados na dapp, apesar de Luongo ter dito ao The Block que usuários devem “ir com calma” por ser um sistema novo.

O protocolo tBTC é proveniente da colaboração entre Keep Network e Summa, ambas com foco em produtos e serviços para o blockchain Ethereum (Imagem: Twitter/Keep)

Existem diversos outros projetos — incluindo Wrapped Bitcoin (wBTC), imBTC da ImToken, sBTC da Synthetix — que tentam levar a liquidez do bitcoin à Ethereum.

Cada um desses tokens permite que detentores de bitcoin tenham acesso a serviços de finanças descentralizadas (DeFi) por meio do blockchain Ethereum.

Porém, o que diferencia o tBTC dos demais é o “caminho livre” para reembolso, que torna facilita bastante que usuários recebam seus bitcoins de volta caso necessário.

Com tBTC, usuários podem abrir a dapp tBTC, gerar um endereço de carteira de bitcoin, depositar seu bitcoin nesse endereço e receber um token tBTC minerado em sua carteira da Ethereum. Se quiserem seus bitcoins de volta, podem reivindicá-los na dapp e enviá-los ao endereço de carteira selecionado.

De acordo com uma declaração ao The Block, Compound e MakerDAO irão listar tBTC em suas plataformas.

Luongo disse que a Compound já foi integrado com tBTC na Ropsten, rede de testes da Ethereum. Ele permitirá que, no futuro, usuários possam pegar empréstimos em dólares com tBTC como garantia usando o protocolo de empréstimos, mas ele também afirmou que isso será feito na Compound.

Anteriormente, Robert Leshner, CEO da Compound, afirmou que precisavam resolver o problema de liquidez e de segurança da tBTC com mais precisão, após analisarem o desempenho da rede principal do token antes de decidirem se poderá ser uma opção de garantia.

Enquanto isso, na semana passada, a comunidade MakerDAO votou para listar tBTC e aprovar seu oráculo de preço ether/bitcoin, ou seja, Maker manterá o feed de preços para tBTC.

Maker também planeja, no futuro, permitir que usuários utilizem tBTC para emitir a stablecoin DAI, de acordo com Luongo. Ele afirmou que a aprovação do feed de preço “é um grande passo à frente” para levar garantia de bitcoins à MakerDAO.

“A equipe da Maker tem sido excelente na criação do tBTC e estamos felizes que detentores de MKR votaram na utilização do feed do ether/bitcoin para alimentar tBTC”, afirmou Luongo.

“A inclusão do tBTC como garantia será sujeita a votação pelos detentores de MKR. Quando isso acontecer, será um sucesso.”

Além da MakerDAO e Compound, outros parceiros de lançamento do tBTC são Uniswap, OasisDEX, Balancer, Kyber, Wyre, 1inch e diversos outros grandes projetos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/04/2020 - 15:01