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Tecnologia: ritmo de aquisições de Totvs, Sinqia e Locaweb segue a todo vapor; conheça as estratégias

14 jun 2021, 16:18 - atualizado em 14 jun 2021, 16:51
Locaweb
As aquisições continuarão adicionando novas oportunidades de crescimento para a tese de investimento da Locaweb (Imagem: LinkedIn/Locaweb)

O Safra atualizou suas perspectivas para os três principais nomes do setor de tecnologia: Totvs (TOTS3), Locaweb (LWSA3) e Sinqia (SQIA3). O banco recentemente realizou uma conferência na qual participaram representantes dessas empresas. Após conversar com os executivos, a instituição reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para as ações com rating – no caso, Locaweb e Sinqia (preços-alvo de, respectivamente, R$ 30 e R$ 31).

Melhor que o esperado

A Totvs está bastante confiante com a manutenção do crescimento do seu negócio principal (software de gestão para pequenas e médias empresas), afirmou o CEO Dennis Herszkowicz.

Para o Safra, o executivo disse que a empresa continua vendo oportunidades de crescimento no “core business”, mesmo a empresa sendo dominante no mercado, com 46% de participação.

A companhia também colhe os benefícios de suas últimas aquisições.

“Seus negócios recém-adquiridos devem continuar mostrando desempenho acima das expectativas da companhia, ajudando a expandir a margem Ebitda da empresa”, afirmou o Safra.

A Totvs está surpresa com a performance da RD Station, adquirida em março. O crescimento na linha das receitas e o desempenho das margens operacionais estão acima do esperado.

“Em termos de margem, não há dúvidas de que o novo negócio deve ser acretivo para a companhia”, acrescentou a instituição.

Mesmo após a compra da RD Station, que envolveu R$ 1,8 bilhão, o Safra acredita que a Totvs seguirá ativa com sua agenda de M&A (fusões e aquisições).

A todo vapor

Outra empresa que deve manter a estratégia de aquisições aquecida é a Locaweb. A companhia está conseguindo entregar o que prometeu em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

De acordo com o Safra, as aquisições continuarão adicionando novas oportunidades de crescimento para a tese de investimento da empresa. O ecossistema da Locaweb parece completo, mas o banco ainda enxerga alguns mercados com potencial para exploração.

“Podem existir oportunidades em marketing digital e canal de vendas”, disse. “Além disso, o portfólio de serviços financeiros pode crescer com o tempo”.

Sobre a conclusão da aquisição da Bling, as expectativas são muito positivas.

“A penetração da Bling na base de clientes da Locaweb está em 30% e tem potencial para expandir mais (com espaço para alcançar cerca de 70%, como a penetração da Yapay), melhorando as oportunidades de vendas cruzadas”, afirmou o Safra.

Sinqia
A estratégia de M&A da Sinqia está atualmente focada no mercado local, que, segundo o Safra, ainda guarda muitas oportunidades (Imagem: Divulgação/Sinqia)

Explorando o mercado local

A Sinqia tem um plano de aquisições bem traçada. A empresa tem a intenção de realizar uma emissão de debêntures para financiar as novas aquisições, especialmente no mercado doméstico.

“O foco atual está em explorar o mercado local, que ainda guarda muitas oportunidades”, comentou o Safra.

Um dos objetivos da companhia é fortalecer os segmentos de planos de previdência e sua nova vertical Sinqia Digital, que já está mostrando resultados com Simply e FEPWeb.

Embora as aquisições internacionais estejam fora da jogada no momento, a Sinqia está de olho em ativos na América Latina e na Espanha.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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