As ações da China avançaram nesta quinta-feira, com o índice de referência de Xangai fechando no nível mais alto de uma década, impulsionado por ganhos em ações de fintechs e stablecoins depois que uma matéria da Reuters sinalizou grande mudança na postura de Pequim em relação aos ativos digitais.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,13%, marcando o maior nível de fechamento desde agosto de 2015, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,39%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,24%.
As ações de fintechs e de stablecoins ficaram entre as maiores altas depois que a Reuters informou, citando fontes, que a China está considerando permitir o uso de stablecoins sustentadas em iuanes pela primeira vez para impulsionar a adoção de sua moeda globalmente.
O plano da China para o uso de stablecoins, se aprovado, marcará uma grande mudança em sua abordagem em relação aos ativos digitais. O país proibiu o comércio e a mineração de criptomoedas em 2021 devido a preocupações com a estabilidade do sistema financeiro.
O índice CSI Fintech Theme avançou 0,78%, enquanto a Brilliance Technology Co saltou 12,59% e a Tansun Technology Co deu um salto de 4,75%.
*Com informações da Reuters