Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Tempo seco aumenta riscos para safra de grãos da Rússia

13/04/2020 - 14:57
Trigo Agronegócio Grãos
Ainda é esperado que a Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, produza em 2020 uma safra maior que a do ano anterior (Imagem: Reuters/Lucas Jackson)

O tempo seco de primavera na Rússia, com poucas chuvas previstas para as próximas duas semanas, está começando a gerar preocupações entre produtores e analistas sobre a safra de grãos do país.

Ainda é esperado que a Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, produza em 2020 uma safra maior que a do ano anterior, uma vez que agricultores ampliaram a área semeada com grãos de inverno e os cultivos continuam em boas condições após um inverno ameno.

No entanto, a falta de chuvas nas principais regiões exportadoras de grãos do sul do país está começando a apoiar os preços do trigo russo, disse Dmitry Rylko, da consultoria agrícola IKAR, acrescentando que as precipitações são “muito necessárias” após a seca ocorrida em março.

A SovEcon, outra consultoria local, afirmou que o clima continua desfavorável para a nova safra.

“As safras estão em boas condições, mas amplas precipitações serão necessárias nas próximas semanas, especialmente no sul da Rússia”, disse.

Na semana passada, o tempo permaneceu seco na maior parte das áreas semeadas com trigo de inverno. A situação é melhor nas regiões central e de Volga, onde são esperadas mais precipitações, segundo a SovEcon.

“Há riscos”, disse um produtor da região de Krasnodar. O último inverno foi quente, com falta de neve, e há uma falta de chuvas nesta primavera. Algumas chuvas leves foram previstas para esta semana, mas até este momento nenhuma precipitação é esperada para as próximas, acrescentou ele.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Agronegócio, Grãos, Reuters, Rússia, safras, Trigo

Última atualização por Renan Dantas - 13/04/2020 - 15:01