Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

The Money Office: Lula já é visto como favorito em consultorias do mercado

Gustavo Kahil
18/12/2021 - 19:15
Não são apenas as pesquisas que colocam Lula como a primeira via, apontam os analistas. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Lula é o favorito para as eleições de 2022 e a “1ª via”, avalia a MCM Consultores em sua “Carta Política” enviada a clientes nesta sexta-feira (17) e obtida pelo Money Times.

Os analistas chegaram a esta conclusão após o acompanhamento de várias pesquisas presenciais feitas pelo Ipec, CNT-MDA e Datafolha.

A metodologia tem viés favorável aos candidatos presidenciais petistas, pois alcançam mais o eleitor de baixíssima renda do que as pesquisas telefônicas, mas as duas contam a mesma história: “Lula assumiu a liderança da disputa presidencial logo após recuperar seus direitos políticos e a consolidou desde então”.

(Fonte: Fonte: Média das últimas pesquisas Ipec, CNT-MDA e Datafolha)

E a terceira via? A MCM admite que para muitos setores importantes da sociedade brasileira a polarização Bolsonaro-Lula é desalentadora.

“Mas, para a maioria do eleitorado brasileiro, a terceira via é literalmente o que o termo indica: é a terceira opção, abaixo e hoje distante da primeira e da segunda via. E, para a maior fatia do eleitorado brasileiro, não resta dúvida de que, neste momento, a primeira via em termos de opção de voto é Luis Inácio Lula da Silva”, esclarece.

Não são apenas as pesquisas que colocam Lula como a primeira via, apontam os analistas.

“A companhia de Alckmin adensará politicamente a candidatura Lula. Reforçará a imagem de que ele usará vários e diversificados combustíveis para conseguir retornar ao Planalto. Além disso, criará mais uma dificuldade para a terceira via, à medida que parte do espaço político de centro seja ocupado por Lula. Com Alckmin, Lula dará passo importante para a construção de uma ampla aliança contra Bolsonaro e, isso, mais adiante, tenderá a lhe trazer dividendos eleitorais relevantes. Enfim, as pesquisas e as movimentações políticas recentes do petista reforçam o cenário de favoritismo de Lula, a primeira via desta eleição”, concluem.

Gustavo Kahil é fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/12/2021 - 19:16

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto