Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Tim vende 51% de sua empresa de fibra ótica para IHS por R$ 1,636 bilhão

05/05/2021 - 22:26
TIMS3 Tim
O acordo estabelece um valor para a FiberCo de 2,6 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Stefano Rellandini)

A Tim (TIMS3) anunciou nesta quarta-feira acordo com a IHS para venda de participação de 51% na empresa operadora de redes de fibra ótica FiberCo, montada pela operadora de telecomunicações para expandir no Brasil infraestrutura de banda larga.

O acordo estabelece um valor para a FiberCo de 2,6 bilhões de reais. Segundo fato relevante ao mercado, 609 milhões de reais irão para o caixa da FiberCo e cerca de 1 bilhão de reais será pago à TIM.

O restante da participação da FiberCo ficará com a TIM, que será a cliente âncora da companhia, com prerrogativa de seis meses de exclusividade após a entrada da empresa em novas áreas.

“A expectativa é que o negócio possibilitará à companhia (TIM) desconsolidar uma parte relevante do seu investimento, provocando um efeito positivo em seu fluxo de caixa”, afirmou a operadora no fato relevante. “Em paralelo, a TIM espera utilizar os proventos dessa transação para auxiliar no cumprimento de suas obrigações de investimento como, por exemplo, na aquisição dos ativos da Oi Móvel”, acrescentou a companhia.

Segundo a TIM, o plano de negócios da FiberCo tem a expectativa de atingir 8,9 milhões de domicílios cobertos com acesso em fibra óptica (FTTH) em quatro anos. A FiberCo participará ainda de outros projetos de infraestrutura junto com a TIM. Atualmente, os ativos da FiberCo cobrem 6,4 milhões de lares no país.

A operação da TIM com a IHS está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Veja o comunicado:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 05/05/2021 - 22:35

Pela Web