Time italiano de futebol vai lançar cards digitais e colecionáveis

06/02/2020 - 10:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
AS Roma, time italiano de futebol da série A, anunciou uma parceria com Sorare, empresa de jogos em blockchain, para permitir que fãs do time adquiram cards digitais e colecionáveis vinculados ao desempenho em tempo real dos jogadores do AS Roma (Imagem: Facebook/AS Roma)

Sorare é uma liga virtual de jogos de futebol alimentada pela tecnologia de registro distribuído (DLT). O jogo funciona de forma parecida com ligas virtuais de futebol comuns, mas possui duas diferenças importantes.

A primeira diferença é o uso da tecnologia blockchain para a criação de cards colecionáveis. Apesar de colecionáveis serem populares de diversas formas na era digital, todas elas possuíam a mesma falha: escassez.

O surgimento da tecnologia blockchain e de registro distribuído criou uma forma de criar colecionáveis digitais que também possuem um número limitado. O exemplo mais popular é o CryptoKitties, que teve fama em 2017, e ficou infame por congestionar a rede Ethereum.

De forma similar, Sorare alavanca tokens não fungíveis (NFTs) para criar colecionáveis digitais baseados em jogadores reais de futebol.

A segunda diferença é vista na arquitetura da Sorare, em que todos os ativos vendidos no jogo são oficialmente licenciados por times e ligas de futebol. Os cards digitais disponíveis na Sorare são NFTs, que representam os jogadores de futebol.

Assim, a plataforma divide suas vendas, em que uma porcentagem vai para os detentores dos direitos (ligas, times ou associações de jogadores). Com a entrada do Associazione Sportiva Roma no jogo, um total de 36 times de futebol possuem parceria com a Sorare.

Página inicial da Sorare

Cada jogador disponível para venda no jogo virtual vai ser emitido com cards comuns, gratuitos e ilimitados; 100 cards “raros”; dez cards “super-raros” e um card “único” e final.

Um time ou uma escalação do jogador vai ser formado com cinco cards compostos de determinadas posições mandatórias, como goleiro, atacante e zagueiro. Jogadores podem ganhar prêmios semanais em torneios.

As vitórias são influenciadas pela raridade dos cards inclusos na escalação, além do desempenho dos jogadores escolhidos naquela semana.

É importante destacar que a Sorare é uma plataforma agnóstica a blockchain. O jogo é apoiado por vários nomes conhecidos, como ConsenSys e Ubisoft.

Joseph Lubin, fundador da Consensys, investiu na Sorare na pré-rodada de investimentos enquanto a publicadora popular de jogos acrescentou a Sorare para seu programa de aceleração, Entrepreneur Lab. O programa ajuda empresas de jogos escolhidas que prometem aumentar seu número de usuários e sua participação de mercado.

Até agora, 36 times de futebol têm seus cards colecionáveis disponíveis na plataforma da Sorare (Imagem: Sorare)

Quais são as vantagens para os times de futebol?

As Roma entrou para uma lista crescente de times europeus bem-conhecidos que firmaram parceria com a Sorare, incluindo Schalke, West Ham United e Napoli.

Times, ligas ou instituições de futebol que licenciam seus jogadores para serem vendidos na Sorare possuem muitas vantagens.

Para início de conversa, é provável que a parte licenciante ganhe reputação por ser inovadora e progressista. Ao participar em um setor de tecnologia nascente que aumenta o engajamento com os fãs de forma significativa favorece o prestígio público dos times.

Além disso, dado o modelo de divisão de receita aplicado pela Sorare, os licenciadores podem ganhar um fluxo de receita adicional.

Por fim, é provável que o licenciador se exponha a mais marcas por meio dessa parceria. Isso também acontece em setores em que a população gosta de jogos, mas não necessariamente de futebol. Além disso, essa é uma boa oportunidade de interseção.

Para a Sorare, a parceria impulsiona a visibilidade da plataforma de maneira vantajosa.

Nicolas Julia, cofundador e CEO da Sorare, afirmou: “estamos muito orgulhosos de termos assinado esse contrato com um gigante [time] italiano e agradecemos a eles pela confiança na Sorare. Vemos isso como um novo e importante passo para trabalharmos com os melhores times de futebol ao redor do mundo”.

Sorare fornece um excelente caso de uso para tokens não fungíveis e alimentados por blockchain no e-gaming. No futuro, podemos esperar por mais tokenização de ativos reais. Desde jogadores de futebol a commodities, de imóveis a estrelas de cinema, quase não existe algo impossível de se tokenizar.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/02/2020 - 10:08

Cotações Crypto
Pela Web