Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

“Todo mundo enlouqueceu e o sistema quebrou”, afirma Ray Dalio

06/11/2019 - 8:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Ray Dalio
O fundador da Bridgewater acredita que o mundo vai passar por uma grande mudança de paradigma (Imagem: Patrick T. Fallon/Bloomberg)

Ray Dalio, fundador da Bridgewater, acredita que o mundo está indo em direção a uma grande mudança de paradigma.

Bancos centrais injetaram uma grande quantidade de dinheiro no mundo, alavancando demais o preço dos ativos sem qualquer efeito importante no crescimento da economia ou inflação.

Déficits governamentais são significativos e crescentes, as obrigações de serviços de saúde e de pensão estão aumentando dada a capacidade de satisfazê-los, e lacunas irregulares estão se ampliando por conta da inflação dos ativos, avanços tecnológicos e a falta de crédito dos mais pobres.

De acordo com Dalio, como a monetização das dívidas se torna a opção mais fácil de os governos lidarem com obrigações de dívida não cumpridas, a viabilidade das três maiores moedas de reserva mundial como armazenamentos viáveis de riquezas estarão ameaçadas.

O paradigma em que estamos é insustentável e não pode mais ser evitado como vem sendo desde 2008.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

A convergência do bitcoin e das comunidades de macroinvestimento são os principais acontecimentos de 2019. O atrativo do Bitcoin como um possível ativo de “porto seguro” e armazenamento de riquezas é fundamental para a adoção institucional do Bitcoin como um macroativo.

Caso mais investidores institucionais comecem a ter o mesmo ponto de vista que Dalio a respeito do macroambiente atual, podemos ver um leve aumento de interesse no Bitcoin como uma possível cobertura para o contexto atual.

Se esse ponto de vista do Dalio for verdadeiro, talvez seja a hora de o Bitcoin se tornar o protagonista e provar o seu valor. Com o desenrolar do ciclo econômico atual, o Bitcoin talvez tenha que enfrentar a questão mais importante e pendente até agora: bitcoin pode ser um ativo de “porto seguro” bem-sucedido?

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/12/2019 - 13:46