CryptoTimes

Tornado Cash: Desenvolvedores e família protestam contra prisão de desenvolvedor

20 ago 2022, 14:02 - atualizado em 20 ago 2022, 14:02
Tornado Cash
O desenvolvedor de Tornado Cash foi preso em Amsterdã dois dias após os EUA banirem o protocolo. (Imagem: Magistr/Reprodução)

Um grupo com cerca de 50 defensores de cripto e da privacidade estão protestando contra a prisão do desenvolvedor de Tornado Cash, Alexey Pertsev, em Dam Square, em Amsterdã. A esposa de Pertsev ajudou a organizar o protesto e está participando dele.

No dia 12 de agosto, Pertsev foi preso por autoridades holandesas nos Países Baixos, dois dias após o governo dos Estados Unidos ter banido Tornado Cash – protocolo que embaralha transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas – alegando que a ferramenta é usada para lavar fundos roubados para agentes da Coreia do Norte.

Autoridades holandesas afirmaram que as pessoas por trás de Tornado Cash geravam altos lucros com essas transações.

O grupo do protesto argumenta que Pertsev não deveria ser responsabilizado por escrever um código aberto, independentemente como este é usado por maus agentes.

“As acusações contra Alex ameaçam acabar com todo o segmento de software de código aberto. Ninguém se atreverá a escrever e publicar um código aberto, ninguém investirá no segmento se eles puderem ser responsabilizados pelo uso da ferramenta que criaram para outras pessoas”, consta da página do evento do protesto.

Caso de Tornado Cash pode criar precedente

O cofundador de Oxorio, Petr Korolev, disse no Twitter que Pertsev não foi oficialmente acusado, mas foi interrogado sobre seu papel no desenvolvimento do protocolo.

“Por um lado, Alex é meu amigo, estou preocupado com ele, a esposa dele não consegue visitá-lo há duas semanas, e não entendemos o que está acontecendo”, disse Korolev.

“Por outro lado, este é um grande caso, e estou com medo de que, se Alex for considerado culpado, isso criará um precedente que poderá atingir desenvolvedores de código aberto”, acrescentou.

Um grupo no Telegram criado para coordenar o protesto inclui o desenvolvedor central de Yearn Finance – Banteg – e o fundador de Aave – Stani Kulechov. Comentários no grupo sugerem que poderá haver um segundo protesto em Londres nas próximas semanas.

Quase 1.500 pessoas assinaram a petição protestando contra a prisão do desenvolvedor de Tornado Cash e pedindo pela manutenção do direito de desenvolvedores de continuarem escrevendo códigos abertos.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.