Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Três trabalhadores de saúde que receberam vacina da AstraZeneca mostram quadro de coágulos, diz Noruega

13/03/2021 - 14:17
Astrazeneca
A Noruega interrompeu na quinta-feira a aplicação da vacina da AstraZeneca, após decisão semelhante tomada pela Dinamarca (Imagem: REUTERS/Russell Cheyne)

Três profissionais da saúde que recentemente receberam a vacina da AstraZeneca contra Covid-19 na Noruega estão sendo tratados para hemorragias, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas, afirmaram autoridades sanitárias noruegueses neste sábado.

A Noruega suspendeu a vacinação na quinta-feira, depois de uma medida similar da Dinamarca. A Islândia fez o mesmo posteriormente.

“Não sabemos se os casos são relacionados à vacina”, disse Sigurd Hortemo, médico sênior da Agência de Medicina Norueguesa, em uma entrevista coletiva realizada em conjunto com o Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Os três profissionais de saúde têm menos de 50 anos.

A agência reguladora europeia de medicina EMA investigará os três casos, acrescentou Hortemo.

“Eles têm sintomas muito incomuns: sangramentos, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”, disse Steinar Madsen, diretor-médico da Agência Norueguesa de Remédios, à emissora NRK.

“Eles estão bastante doentes…Estamos levando isto muito a sério”, disse, acrescentando que as autoridades foram notificadas dos casos no sábado.

Representantes da AstraZeneca não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Antes das medidas da Dinamarca e da Noruega, a Áustria parou de usar um lote de vacinas da AstraZeneca, enquanto investigava uma morte por distúrbios de coagulação e uma doença por embolia pulmonar.

Ainda assim, a EMA disse na quinta-feira que os benefícios da vacina compensavam os riscos e que ela poderia continuar a ser aplicada.

A Europa está com dificuldades para acelerar a vacinação, após atrasos nas entregas da Pfizer e da AstraZeneca, com novos casos por uma variante mais contagiosa do vírus gerando novos lockdowns em países como Itália e França.

Última atualização por Diana Cheng - 13/03/2021 - 14:17

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web