Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Tribunal russo considera crítico do Kremlin Navalny culpado de fraude

22/03/2022 - 9:29
Os promotores pediram ao tribunal que o envie para uma prisão de segurança máxima por 13 anos sob a acusação de fraude e desacato ao tribunal (Imagem: REUTERS/Evgenia Novozhenina)

Um tribunal russo considerou nesta terça-feira Alexei Navalny culpado de fraude em larga escala e desacato ao tribunal, uma medida que provavelmente estenderá por anos o tempo na prisão do crítico mais proeminente do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Navalny já está cumprindo uma sentença de dois anos e meio em um campo de prisioneiros a leste de Moscou por violações de liberdade condicional relacionadas a acusações que ele diz terem sido fabricadas para frustrar suas ambições políticas.

No mais recente processo criminal contra ele, que também apontou como politicamente motivado, pode haver acréscimo de até 13 anos à sentença.

Um Navalny esquelético compareceu, ao lado de seus advogados, a uma sala cheia de seguranças da prisão enquanto a juíza lia as acusações contra ele. O homem de 45 anos parecia inabalável, olhando para baixo enquanto folheava documentos judiciais.

Os promotores pediram ao tribunal que o envie para uma prisão de segurança máxima por 13 anos sob a acusação de fraude e desacato ao tribunal.

A juíza Margarita Kotova disse que Navalny cometeu crime ao insultar publicamente o tribunal.

Ela confirmou que ele se declarou inocente das acusações de fraude contra ele.

Navalny foi preso no ano passado quando voltou à Rússia depois de receber tratamento médico na Alemanha após envenenamento com um agente nervoso da era soviética durante uma visita à Sibéria em 2020. Navalny culpou Putin pelo ataque.

O Kremlin disse que não viu evidências de que Navalny foi envenenado e negou qualquer participação russa, caso ele tenha sofrido um ataque com veneno.

Última atualização por Rafael Borges - 22/03/2022 - 9:29

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto