Agronegócio

Trigo avança com plano da Rússia para tarifas de exportação; milho e soja caem

15 jan 2021, 19:25 - atualizado em 15 jan 2021, 19:25
Trigo
O trigo operou em ambos os territórios, terminando a sessão em terreno positivo (Imagem:REUTERS/Pascal Rossignol)

Os contratos futuros do trigo negociados nos Estados Unidos avançaram nesta sexta-feira, apoiados pelo plano da Rússia de dobrar sua tarifa sobre as exportações do cereal, enquanto milho e soja recuaram, com investidores realizando lucros após ambas as commodities atingirem máximas de vários anos nesta semana.

O trigo operou em ambos os territórios, terminando a sessão em terreno positivo, mas bem abaixo das máximas do dias, depois de tocar o maior nível desde 2014 no “overnight”. Operadores disseram que os planos tarifários da Rússia, grande exportadora de trigo, geraram um aumento nas preocupações com a baixa disponibilidade global do cereal.

“Isso vai fazer com que as exportações russas diminuam”, disse Nathan Cordier, da consultoria Agritel. “A resposta do mercado é no sentido de sufocar a demanda (com preços altos).”

O contrato março do trigo soft vermelho de inverno na bolsa de Chicago fechou em alta de 5,50 centavos de dólar, a 6,7550 dólares por bushel. O vencimento mais ativo teve máxima de 6,93 dólares durante a sessão noturna, patamar mais elevado desde maio de 2014.

Em Kansas City, o contrato março do trigo duro vermelho de inverno avançou 7,75 centavos, para 6,4425 dólares/bushel. Os futuros negociados em Kansas City, que acompanham a safra que constitui a maior parte das exportações norte-americanas, atingiram o maior nível desde dezembro de 2014 no “overnight”.

O milho para março em Chicago recuou 2,75 centavos, a 5,3150 dólares o bushel, e o contrato março da soja na CBOT cedeu 13,75 centavos, para 14,1675 dólares por bushel.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.