Internacional

Trump e Zelensky se encontram pessoalmente no Vaticano para buscar paz na Ucrânia

26 abr 2025, 11:47 - atualizado em 26 abr 2025, 11:47
Trump Zelensky
Zelensky disse que a reunião pode ser histórica se proporcionar a paz; porta-voz da Casa Branca a chamou de "muito produtiva". (Foto: Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano/Divulgação via REUTERS)

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Roma para o funeral do papa Francisco, se encontraram pessoalmente em uma basílica revestida de mármore no Vaticano neste sábado para tentar reavivar esforços para acabar com a guerra da Rússia com a Ucrânia.

Zelensky disse que a reunião pode ser histórica se proporcionar o tipo de paz que ele espera, e um porta-voz da Casa Branca a chamou de “muito produtiva”.

Os dois líderes, sentados próximos um do outro na Basílica de São Pedro e sem assessores por perto, conversaram por cerca de 15 minutos, de acordo com o gabinete de Zelensky, que também divulgou fotos da reunião.

A conversa presencial no Vaticano, a primeira desde o encontro tenso no Salão Oval em Washington em fevereiro, acontece em um momento crítico nas negociações que visam pôr fim aos conflitos entre Ucrânia e Rússia.

“Boa reunião. Conseguimos discutir bastante individualmente. Esperamos um resultado de tudo o que foi discutido”, escreveu Zelensky em uma publicação no Telegram.

Ele disse que esses tópicos incluíam “a proteção da vida do nosso povo. Um cessar-fogo completo e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impeça uma recorrência da guerra.”

Zelensky acrescentou que “foi uma reunião muito simbólica que tem potencial para se tornar histórica se alcançarmos resultados conjuntos. Obrigado, presidente Donald Trump!”.

Steven Cheung, diretor de comunicações da Casa Branca, disse que os dois líderes se encontraram em particular e tiveram “uma discussão muito produtiva. Mais detalhes sobre a reunião serão divulgados em breve”.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar