Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Turquia não pode assumir um novo fardo com refugiados do Afeganistão, diz ministro

29/08/2021 - 14:53
Turquia
Para conter o fluxo de refugiados, a UE chegou a um acordo com a Turquia em 2016 para o país hospedar sírios que fugissem da guerra em seu país em troca de bilhões de euros para projetos de refugiados (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

A Turquia não pode suportar o peso de uma nova onda de migrantes do Afeganistão, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Mevlut Cavusoglu, neste domingo, após conversas com seu homólogo alemão, conforme preocupações com o tema são geradas após a tomada do poder pelo Taliban.

Os eventos no Afeganistão alimentaram a preocupação na União Europeia de uma repetição da crise de refugiados de 2015, quando quase um milhão de pessoas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio e além cruzaram para a Grécia, a partir da Turquia, antes de viajarem para o norte da Europa em direção a países mais ricos.

Para conter o fluxo de refugiados, a UE chegou a um acordo com a Turquia em 2016 para o país hospedar sírios que fugissem da guerra em seu país em troca de bilhões de euros para projetos de refugiados.

Cavusoglu disse neste domingo que a Europa, assim como os países da região, também serão afetados se a migração do Afeganistão se transformar em uma crise e que lições devem ser aprendidas com a crise dos refugiados sírios.

“Como Turquia, cumprimos suficientemente nossas responsabilidades morais e humanitárias em relação à migração”, disse Cavusoglu, falando em uma entrevista coletiva com o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas.

“Está fora de questão assumirmos um fardo adicional de refugiados”, afirmou Cavusoglu.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 29/08/2021 - 14:53

Cotações Crypto
Pela Web