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Uber na mira do Procon-SP: Empresa é notificada para explicar política de preços

24 fev 2024, 14:14 - atualizado em 24 fev 2024, 16:16
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Uber tem até a próxima quarta feira, dia 28 de fevereiro, para esclarecer os parâmetros que são usados para aplicar o preço dinâmico (Imagem: Shutterstock/structuresxx)

O Procon-SP informou nesta última sexta-feira (23) que notificou a Uber do Brasil para explicar sobre sua política atual de preços.

A notificação pede esclarecimentos especialmente sobre dias em que acontecem problemas no transporte público, ou seja, quando há interrupção ou diminuição da circulação de trens de metrô.

Segundo o Procon, a Uber tem até a próxima quarta feira, dia 28 de fevereiro, para esclarecer os parâmetros que são usados para aplicar o preço dinâmico.

Além disso, a empresa precisa detalhar o tipo de ferramenta utilizada e o algoritmo aplicado nos casos concretos, além de encaminhar uma simulação de um mesmo percurso em situação de normalidade e com a aplicação do preço dinâmico.

A Uber também precisa explicar se o consumidor é avisado sobre a aplicação do preço diferenciado e, em caso de afirmativa, como se dá essa informação e se existe um limite de valor a ser cobrado dele.

Em nota ao Money Times, a Uber esclarece que:

“Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho.”

Segundo a Uber o preço dinâmico é aplicado para “incentivar que mais motoristas parceiros que oferecem o serviço privado se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar”.

“Quando a oferta sobe novamente, os preços voltam ao normal”, completa.

A Uber afirma que o preço dinâmico é informado ao usuário no momento em que a viagem é solicitada.

Matéria atualizada às 16h16 de 24 de fevereiro de 2024 para inserção de posicionamento da Uber sobre a notificação.

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Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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