Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

“Ultrapassada” máquina de mineração da Bitmain produz 23% da taxa de hashes da rede Bitcoin

05/05/2020 - 9:52
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Antminer S9, “ultrapassada” série de equipamento de mineração em bitcoin, é a grande pedida para esta semana pré-halving da rede Bitcoin (Imagem: Antminer Store)

Antminer S9, máquina de mineração da Bitmain, produziu cerca de 23% da produção total de hashes da rede Bitcoin, de acordo com nova pesquisa feita pela Coin Metrics, empresa de análise sobre blockchain.

A nova pesquisa descobriu que S9 contribuiu cerca de 78% no poder total de hashes da rede em 2018, quando o produto de hardware de mineração era o melhor do mercado. Porém, esse número entrou em declínio desde então, enquanto a participação da rede de outros mineradores aumentou.

Estimativa do poder de hashes fornecida pelo hardware de mineração de bitcoin (agrupada por período de dificuldade) (Imagem: Coin Metrics)

A constituição da taxa total de hashes da rede por fazendas de mineração foi um assunto de interesse para mineradores e fabricantes de equipamentos porque indica o ritmo em que o mercado está adotando novos produtos.

Além disso, a rede Bitcoin passará por seu terceiro halving na próxima semana, quando a recompensa por bloco será reduzida de 12,5 BTC para 6,25 BTC.

Assim, muitas operações de mineração atualizaram seus equipamentos para modelos mais eficientes entre o último ano e os últimos seis meses para compensar a futura queda de receita.

Em março, o fundo chinês Spark Capital estimou que S9 contribuiu de 20 a 25% na taxa total de hashes enquanto, no início do ano, a empresa de corretagem para equipamentos de mineração Blockwares Solutions disse ter subido essa porcentagem para 50%, em conversa ao The Block.

Em vez de basear a estimativa em experiências, a pesquisa da Coin Metrics calculou a porcentagem do S9 com base na distribuição de “nonces”.

Nonces são valores numéricos gerados aleatoriamente por equipamentos de mineração para ganhar o direito de acrescentar um bloco ao blockchain. Mapear a distribuição de nonces ao longo do tempo mostra faixas de lacunas, indicando que algumas partes dos nonces não são incluídas nas amostras.

De acordo com a pesquisa, essas faixas são provavelmente resultado da forma como S9 e S7 — outra série de produtos da Antminer — realizam a amostragem de nonces, que não é completamente aleatória. Assim, a área com lacunas podem ser causadas porque S9 e S7 pulam certos intervalos de nonces e podem ser indicadores para seu uso na rede.

A tendência descoberta pela pesquisa da Coin Metrics não é surpreendente. Nos últimos dois anos, Bitmain, MicroBT e outras fabricantes de equipamentos de mineração apresentaram novos modelos que, ao longo do tempo, enfraqueceram a participação de mercado dos S9s.

Os modelos S17 e T19 foram os substitutos da série S9, agora popular antes do halving da rede Bitcoin (Imagem: Antminer Store)

No início de 2019, a Bitmain apresentou seus produtos Antminer S17 e T17 que logo se tornaram substituições populares para S9. A empresa também irá lançar sua série mais recente do S19 em maio, e os primeiros lotes já estão esgotados, de acordo com o site da empresa.

Enquanto isso, MicroBT, a segunda maior fabricante de equipamentos de mineração, após a Bitmain, acabou de lançar três novos modelos com capacidades parecidas com a série S19.

Porém, o destino da série S9 como um modelo ultrapassado pode não estar definido — pelo menos por enquanto.

Conforme o preço do bitcoin recupera de suas quedas em meados de março e algumas regiões do sudoeste da China começam uma temporada de chuvas, alguns mineradores podem continuar usando S9s enquanto a margem de lucro ainda for sustentável.

Durante um evento no fim do mês passado, Kun Yu, gestor de vendas da Bitmain, compartilhou a mesma visão, aconselhando que aqueles que possuam acesso a energia barata mantenham ou aumentem a quantidade de equipamentos S9.

“Para donos de mineradoras hidrelétricas: recomenda-se que prestem mais atenção aos modelos S9K”, disse Yu.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 05/05/2020 - 9:55