CryptoTimes

Uma visão pessimista sobre o possível sucesso do bitcoin

26 mar 2021, 15:11 - atualizado em 26 mar 2021, 15:11
E você? Acredita que o bitcoin não serve como um meio de pagamento e pode aumentar a desigualdade social? (Imagem: Unsplash/executium)

Jon Danielsson, diretor do Centro de Risco Sistêmico (SRC) da London School of Economics, escreveu um artigo explicando por que não gostaríamos de viver em uma sociedade onde o bitcoin obtém sucesso.

Ele explica que, para grande parte dos investidores em bitcoin, o sucesso vem com o alto preço, mas nada mais além disso. Segundo Danielsson, o bitcoin não pode ser utilizado como uma moeda de troca por bens verdadeiros e, para eles, criptomoedas não fazem sentido.

Afirma que o termo “criptomoedas” faz as pessoas as confundirem com dinheiro, mas não são, pois não têm tanta utilidade monetária como outros ativos financeiros, como cédulas e reservas.

Danielsson afirma que há desigualdade entre os detentores de bitcoin, pois é um pequeno grupo de pessoas que, no futuro, serão as pessoas mais ricas do mundo conforme o preço da criptomoeda aumenta.

Assim, a desigualdade econômica resulta em divisão social e populismo e o governo terá de intervir. Ele questiona “o que irá acontecer com o restante de nós que não possui bitcoin?”.

Conforme o bitcoin substitui cada vez mais as fiduciárias, irá mudar a sociedade de formas profundas. Alguns irão se beneficiar. Aqueles que possuem ativos e serviços que podem vender aos aristocratas de bitcoin irão prosperar. 

Alguém terá de construir suas casas e limpar seus banheiros, educar seus filhos e cozinhar sua comida. Alguém tem de defendê-los do restante da sociedade. Mas essa é apenas uma minoria.

Ele explica que a coexistência entre bitcoin e fiduciárias seria um equilíbrio instável pois, se o bitcoin tiver sucesso, vamos querer usá-lo cada vez mais e ignorar as fiduciárias.

Danielsson conclui, de maneira bem pessimista, que o bitcoin é uma bolha:

Sucesso significa que é usado em transações, mas exige que o bitcoin se torne uma unidade monetária e, para que isso aconteça, o poder de compra de um bitcoin deve estabilizar.

Felizmente, quanto mais sucesso o bitcoin tiver, mais visíveis serão as consequências perversas e as contradições internas, então o bitcoin e outras criptomoedas serão descartados bem antes de chegarmos a esse momento; o bitcoin chegará a zero.

E você? Compartilha do mesmo pessimismo que Danielsson?

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.