BusinessTimes

Usiminas (USIM5): Ternium faz acordo com Nippon Steel para assumir controle da siderúrgica

30 mar 2023, 9:32 - atualizado em 30 mar 2023, 9:33
Usiminas, USIM5
Transação pode encerrar a influência de décadas do grupo japonês em uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil. (Imagem: REUTERS/Alexandre Mota)

A Usiminas (USIM5) anunciou nesta quinta-feira (30) que o grupo siderúrgico Ternium fechou acordo com a Nippon Steel (NSC) para assumir o controle da siderúrgica. A Ternium comprará 68,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, detidas pela NSC, ao preço de R$ 10 por ação ordinária.

Até antes do acordo, ambas as empresas geriam em conjunto os negócios da companhia como um grupo de controle, com participação da Previdência Usiminas (PU). Após a conclusão da transação, a participação da Ternium no grupo será de 61,3%, enquanto a Nippon e a PU passarão a deter cerca de 31,7% e 7,1%, respectivamente.

A transação pode encerrar a influência de décadas do grupo japonês em uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil.

Com a fatia maior da Usiminas, a Ternium poderá indicar a maioria dos membros do conselho de administração da siderúrgica, além de presidente-executivo e outros quatro membros da diretoria.

Também após a conclusão, a Nippon Steel poderá vender a qualquer tempo suas ações remanescentes no grupo de controle da Usiminas no mercado e a Ternium terá opção de comprá-las ao preço por ação dos 40 dias úteis imediatamente anteriores à data do aviso de saída do grupo japonês.

Veja o comunicado da Usiminas:

*Com Reuters

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.